Soft skills: saiba como desenvolver as habilidades valorizadas no mercado

Transformação digital catalisada pela pandemia fez empresas colocarem o foco em competências interpessoais

06:00 | Mai. 11, 2022

Confira a live Soft skills na transformação digital hoje às 17h30 no YouTube do O POVO (foto: adobe stock)

Apesar da transformação digital ser um processo desenvolvido há muitos anos por instituições globais, a crise da Covid-19 causou uma antecipação de 10 anos em relação às adequações que as empresas tiveram que realizar neste momento. É o que acredita o CEO da Moldsoft Tecnologia, Rafael Magalhães. Assim, novas habilidades precisaram ser valorizadas pelas empresas, a fim de darem conta das demandas atuais. Essas competências são as soft skills, habilidades comportamentais e emocionais.

Neste período de pandemia, algumas empresas sem tantos recursos tecnológicos sofreram, parando a operação durante um bom tempo para conseguirem se ajustar à nova cultura. Outras, infelizmente, vieram a fechar. Em contrapartida, empresas que eram um pouco mais antenadas e tinham uma cultura online conseguiram passar por esse cenário de modo positivo. A pandemia serviu para que muitos empreendimentos evoluíssem, por necessidade, na área tecnológica.

Nessa realidade mais dinâmica, as soft skills se tornaram fundamentais. Competências como comunicação, trabalho em equipe, organização, resiliência, flexibilidade, pensamento criativo, liderança, trabalho sob pressão e ética se tornaram mais valorizadas em um cenário de desafios diários e concorrência acirrada.

“As empresas, a cada dia que passa, estão buscando mais pessoas que se comuniquem bem. Quem se comunica bem é compreendido e consegue com mais facilidades seus objetivos. É necessário saber ouvir, ter empatia e boas conexões com os colegas de setor. Saber conviver em momentos de crise e ter a capacidade de conseguir resolver problemas”, destaca Rafael.

Segundo Gabriel Paillard, a capacitação das soft skills já são uma preocupação em projetos de formação de jovens no setor de tecnologia. O professor do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC) alerta que ter o conhecimento técnico não é mais o suficiente.

“Você precisa, de fato, ter esse aspecto mais emocional trabalhado para assegurar um maior desempenho dentro de uma empresa. Tem que se antecipar a problemas, ter uma visão holística da empresa e demonstrar inteligência emocional”, indica Gabriel.

Dicas para trabalhar as soft skills

-Seja um bom ouvinte. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais fácil fica de apresentar uma solução e seu ponto de vista.

-Procurar cursos de oratória.

-Para ser um bom líder, é preciso trabalhar bem com a equipe, demonstrar conhecimento, autoridade e, acima de tudo, escutar o time e saber falar na hora correta.

-Ao se deparar com um problema a ser resolvido, pense menos no problema e mais na solução. Converse com outras pessoas para evitar um bloqueio mental.

-Nada é tão perfeito que não possa ser melhorado. Por isso, sempre mantenha a criatividade ativada.

SERVIÇO

Fábrica de Programadores

Como parte do projeto Fábrica de Programadores, O POVO Tecnologia realizou nos dias 4, 5, 6 de maio uma série de lives, sempre às 17h30min, com apresentação do jornalista Hamilton Nogueira. Hoje, 11 de maio vai ao ar mais uma live. Acompanhe no canal do YouTube do O POVO.