Empreendedorismo digital: como obter presença na internet a custo zero?

Descubra os caminhos possíveis para alavancar seu negócio no ambiente virtual

08:26 | Out. 06, 2020

Demarcando seu lugar nas redes (foto: Getty Images)

Os setores de venda e consumo já há algum tempo vêm passando por diversas transformações. Com as redes sociais esse relacionamento, entre empresa e cliente, foi estreitado e hoje a vitrine das marcas é mundial, trazendo para o alcance de um clique a facilidade da compra de produtos que, muitas vezes, nem estávamos procurando. Presença digital é algo que precisa ser trabalhado, não basta mais só postar e ficar esperando os pedidos chegarem. O chamado marketing de esperança, não tem mais funcionado tão bem, apesar de ainda ser bastante utilizado.

E o ambiente nunca esteve tão propício para se investir: de acordo com o relatório apresentado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em-commerce, só no primeiro semestre deste de 2020, foram realizadas 132,6 milhões de compras online, aumento nominal de 73,4% em relação ao mesmo período de 2019. Ainda de acordo com o documento, 29,5 milhões de pessoas fizeram ao menos uma compra nesse período – incremento significativo em relação aos 19,7 milhões registrados no mesmo período do ano passado. A chegada do novo coronavírus trouxe crescimento recorde para o e-commerce brasileiro e a estimativa é de que a mudança, acelerada pela pandemia, se estabeleça pelos próximos anos.

Com tantas oportunidades no ambiente digital, empresários precisaram se reinventar para continuar faturando e transformaram o e-commerce em seu principal ponto de venda. O esforço, de forma geral, trouxe resultados: o faturamento do setor no período foi de R$ 53,4 bilhões, valor 66,1% maior do que o registrado no primeiro semestre do ano passado. Mas para manter os expressivos números é preciso investir, mas como micro e pequenos empresários podem fazer isso sem precisar lançar mão de um imenso capital? Como se dar bem na internet? É possível obter presença digital a custo zero? Nesta entrevista, Bruno Leitão, professor, administrador de empresas e especialista em marketing, ensina o caminhos das pedras. Bruno é ainda conteudista do curso GRATUITO 'Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança'. O curso faz parte da extensa grade de programação da 14º edição do Empreender 2020. Com 160h/aulas, o curso em formato de Ensino à Distância tem certificação pela Universidade Estadual do Ceará. Para se inscrever, basta acessar aqui.

Empreender - Qual o primeiro passo para levar meu negócio para o digital?

Bruno Leitão - O primeiro passo é conhecer bem sobre o seu cliente. Onde encontrá-lo na internet e quais conteúdos ele consome. Sabendo isso é possível direcionar o seu tempo e ações para melhor explorar esse cliente. Por exemplo, se o seu cliente está no Facebook e você está gravando vídeos no TikTok, você está perdendo tempo e deixando o seu concorrente livre para conversar com esse cliente. Sabendo onde encontrar o cliente é o primeiro passo, porém não é só isso. É preciso saber como se relacionar com ele. Esse relacionamento, geralmente, inicia através das redes sociais por meio de conteúdos comerciais e informativos que resultam, muitas vezes, na compra.

Empreender - O que significa empreender no ambiente digital?

Bruno Leitão - Significa se relacionar com o cliente através da internet. Muitas vezes o cliente vem até o negócio atraído por algum conteúdo específico. Por exemplo, um tutorial de maquiagem ou em busca de um vídeo com uma receita fácil. Esse trabalho de gerar conteúdo para vender algo para um cliente, que passou a confiar no que você apresenta, é uma das mais maneiras mais eficazes hoje. Você constrói um relacionamento na base da confiança, cria uma audiência mais engajada e depois passa a vender para esse público. Há também quem prefira o “caminho mais fácil”, que é postar produtos e torcer para que os clientes comprem. Esse marketing de esperança não tem mais funcionado tão bem, mas ainda é bastante utilizado.

Empreender - Como inovar nesse meio?

Bruno Leitão - Para inovar você precisa descobrir um problema que o teu cliente tenha. Descubra o que falta para ele, o que é uma “dor” e procure resolver esse problema de forma surpreendente. Por exemplo, faça entregas expressas de pizza aos domingos. Geralmente nesse dia muitas famílias jantam pizza e a demora na entrega é um grande problema, portanto inove na entrega. Não é fácil inovar, mas quando você acerta, acaba se diferenciando da concorrência e conquistando muito mais clientes.

Empreender - Qual a dica para se sair bem na internet?

Bruno Leitão - Essa pergunta é bem difícil, mas tem como aumentar a chance de sucesso seguindo algumas dicas:

 - Gere conteúdos úteis aos seus clientes e mantenha a regularidade nas postagens.

 - Interaja com o seu público. Lance perguntas sobre os assuntos que postou. Marque seus seguidores mais engajados e sempre responda os comentários.

 - Invista em campanhas no Instagram através do gerenciador de negócios do Facebook. Invista em tráfego para aumentar o alcance da sua marca, engajar seguidores e elevar a taxa de conversão.

 - Não esqueça de marcar presença no Google. Para isso uma boa ideia é inserir a sua marca no Google Meu Negócio. Um app gratuito para que os clientes encontrem a sua marca nas pesquisas do Google, Google Maps e Waze. Ao cadastrar o seu negócio no app, você pode investir no Google ADS para melhor posicionar a sua marca nas pesquisas do Google.

Empreender - Como começar a vender pela internet?

Bruno Leitão - Aconselho que inicie utilizando as ferramentas já disponíveis, como OLX e Mercado Livre. Essas duas plataformas são bem acessíveis, fáceis de usar e já possuem uma grande audiência. O que é interessante nessas duas opções é que vc poderá testar a operação de recebimento de pagamento, estoque e entrega de mercadorias. Aconselho que todo negócio que vá iniciar suas vendas on-line, procure planejar bem todas essas atividades que ficam fora do site, pois são elas que vão proporcionar um bom nível de serviço ao cliente, caso sejam bem executadas.

Empreender - Como obter presença na internet a custo zero?

Bruno Leitão - É possível sim obter bons resultados sem gastar, porém o resultado não será rápido. Para que isso ocorra é necessário uma boa dedicação ao conteúdo gerado. Siga perfis estratégicos para o seu mercado, apresente novidades, utilize bem os Stories, Reels e TikTok. Invista em vídeos rápidos e bonitos. Faça lives com pessoas influentes para o seu público e gere conteúdos, como e-books, infográficos, receitas, dicas práticas e outros materiais para download e que possa ser facilmente viralizado nos grupos de WhatsApp. E sobre o WhatsApp, utilize os grupos com interesses ligados ao seu negócio para gerar conteúdos úteis, convidando os participantes a seguirem o seu perfil no Instagram para terem acesso a mais informações relevantes.

 

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