Seminovo: o que avaliar na hora de adquirir um

Concessionária Mito oferece garantia de seis meses ou 10 mil km rodados na compra de um seminovo e segue até o final deste mês com campanha que presenteia clientes com TV 40 polegadas

17:15 | Jun. 12, 2018

Concessionária Mito (foto: )

[FOTO1]

No momento da aquisição de um automóvel, é comum o consumidor se deparar com a dúvida entre adquirir um seminovo ou investir mais e levar para casa um modelo zero quilômetro. O veículo novo oferece a segurança de adquirir um bem que dificilmente trará problemas, no entanto, observados certos cuidados, um seminovo pode representar um bom negócio, detalha Fernando Pontes, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv) no Ceará.

“O primeiro cuidado que você deve observar [ao procurar um seminovo] é a credibilidade da empresa, para que você tenha certeza de que está comprando um carro de procedência”, expõe Pontes. “Há empresas que fazem pesquisas para saber se o carro foi batido, se tem multas, se foi roubado. Até em relação ao velocímetro, saber se não foi adulterado. São cuidados que o consumidor precisa ter para evitar consequências [no decorrer da vida útil do automóvel].” Segundo a Fenabrave, até maio deste ano, foram comercializados mais de três milhões de veículos seminovos de passeio no Brasil, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2017.

A compra do seminovo pode ser, ainda, uma boa oportunidade para quem deseja melhorar sua comodidade no deslocamento e ainda não tem recursos para adquirir um zero quilômetro, acredita o representante da Fenabrave. “O seminovo é o carro de entrada de quem quer sair de uma moto ou possui um automóvel mais antigo e deseja passar para um mais novo." Mesmo para quem tem condições de adquirir um automóvel zero, a compra do seminovo pode representar uma boa opção, já que um veículo com um ano de uso desvaloriza-se entre 15% e 20%, estima Pontes. “Claro que isso depende. Um automóvel na faixa dos 50 mil [reais] tem uma desvalorização, os na faixa dos 100 mil possuem outra.”

[FOTO2]

Para o funcionário público aposentado Nilmar Alves, que adquiriu recentemente uma pick-up Saveiro branca ano 2013, o valor do veículo falou mais alto. “A diferença [no preço] não valeria a pena. O carro novo, logo que sai da loja, só vale uns 80%.” A compra do veículo concretizou-se na segunda vez que visitou a Mito. “Pesquisei muito. Vi umas dez Saveiros antes. Fui uma vez na Mito, vi o carro e na segunda [visita] já fechei o negócio.” Além dos atributos encontrados no veículo, Alves explica que pesou na decisão a qualidade do atendimento recebido. A Saveiro é o segundo automóvel seminovo comprado por Alves na Mito – há alguns anos, adquiriu na revenda uma Mitsubishi L200.

Confiança é o grande diferencial

A segurança oferecida pelo Grupo C. Rolim, um dos mais tradicionais de Fortaleza na comercialização de automóveis, é o grande diferencial da revenda Mito, acredita Lucas Rolim, diretor comercial da concessionária Mito. O executivo considera que essa imagem positiva é devido à qualidade dos processos internos da empresa. “No momento da avaliação, nosso técnico faz um checklist com todas as características que ele consegue ver no carro. Depois, nosso preparador manda o carro para a oficina, onde verão itens que precisam de revisão. Também puxamos o histórico do carro nas concessionárias autorizadas, para saber o que aconteceu no período de vida dele.” Caso o veículo não atinja os requisitos necessários, diz Rolim, não segue para a concessionária. “Se não for bom [o seminovo], não tivermos confiança, não vai pra venda. Temos outros modos de repassá-lo.”

[FOTO3]
A concessionária oferece uma assessoria que acompanha o cliente durante todo processo de aquisição, explica o executivo. “Por exemplo, [oferece ajuda] em relação à legalização da documentação do carro que está deixando, para que não tenha nenhum problema no futuro, e do carro que está adquirindo. A parte de transferência, despachante, se é blindado qual a documentação que precisa, se financiado, como deve ser feita [a documentação], a parte de seguros... Tudo para que o cliente tenha segurança."

 

Para aproveitar a Copa da Rússia

A Mito está oferecendo, como cortesia aos clientes que adquirirem um veículo seminovo até o próximo dia 30 de junho uma televisão de 40 polegadas. A campanha procura fazer um link com a Copa do Mundo, explica o diretor comercial da Mito. “Uma oferta interessante para o cliente que deseja curtir a Copa com a família de carro novo na garagem.” A oferta é válida apenas para aquisições na Mito Seminovos.

Dicas rápidas

- Observe a garantia de fábrica: se você adquire um veículo com um ano de uso, mas que conta com garantia de fábrica de três anos, por exemplo, com preço de seminovo, poderá gozar de dois anos de garantia.

- Mais equipado: pelo preço de um zero quilômetro, você pode adquirir um seminovo, do mesmo modelo, com mais itens de fábrica.

*Fontes: Revista Carro e Racon Consórcios


Serviço

Concessionária Mito

Onde: av. Washington Soares, 1100 – Edson Queiroz

Quando: de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; sábado, das 8 às 15 horas

Mais informações: (85) 3278-8181 / crolimseminovos.com.br/