Colégio Santo Inácio completa 61 anos de boas histórias

Nascido como uma das escolas da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, o Colégio Santo Inácio (CSI), em Fortaleza, chega aos 61 anos de atuação, neste dia 1º de março

06:00 | Mar. 01, 2021

São mais de seis décadas, que o Colégio Santo Inácio forma alunos, desenvolvendo formação humana integral do indivíduo, na perspectiva cristã e para o exercício da cidadania, em favor do trabalho para a coletividade (foto: Divulgação)

São mais de seis décadas formando gerações de alunos, desenvolvendo formação humana integral do indivíduo, na perspectiva cristã e para o exercício da cidadania, em favor do trabalho para a coletividade.

Do início, com apenas uma turma, reunindo um pequeno grupo de alunos na sua primeira sede, instalada na rua Nogueira Acioly, na Aldeota, próximo à Igreja Cristo Rei, já se vai um bom tempo...

Fundado pelo Jesuíta Padre Monteiro da Cruz, ganhou a nome de Santo Inácio, em homenagem a Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa que deu origem aos Jesuítas e teve importante atuação na Reforma Católica.

Atualmente, a Escola Jesuíta oferece turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio, com o foco na educação cristã aliada à excelência acadêmica.

Os inacianos que passaram pelo CSI guardam com carinho momentos relevantes de suas jornadas e a consciência plena da formação como cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

O trabalho dos jesuítas é reconhecido como de excelência, tanto academicamente, quanto na formação humana, tendo formado gerações de grandes personalidades ao redor do mundo, entre os quais, Papa Francisco, Descartes e em âmbito local, a atleta, Shelda, o cineasta Halder Gomes, o médico Odorico Moraes, o empresário e presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o deputado Evandro Leitão, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, o renomado advogado, Hélio Leitão entre outros nomes de projeção.

À frente da atual administração está a diretora geral, Albanisa Gomes, e o diretor pastoral, padre Eugênio Pacelli, que conduzem uma equipe de colaboradores da obra, preparados para gerir uma das maiores obras de Educação Jesuíta do Brasil. A Rede Jesuíta de Educação possui representação em mais de 70 países, e cerca de 900 mil estudantes.

Neste momento desafiador que atravessamos, em virtude da pandemia do coronavírus, o Colégio Santo Inácio mostrou, mais uma vez, ousadia e serviço. A escola se renovou e adotou novas possibilidades de aprendizagem e experiências, oferecendo irrestrito apoio às famílias no acompanhamento remoto e, claro, sua mais forte referência, o afeto para com todos que passam por esta Casa de Educação.

Uma excelente performance nestas seis décadas, na qual recebeu, inclusive, o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Ceará, por quatro anos consecutivos, por sua rica contribuição na formação de cidadãos e cidadãs para posições de destaque em todas as áreas da sociedade. Diz a lenda que quem conversa com um Inaciano, certamente vai escutar uma história formidável!

PARABÉNS, COLÉGIO SANTO INÁCIO! PARABÉNS, INACIANOS E INACIANAS!

COLÉGIO SANTO INÁCIO, TRANSFORMANDO EXPERIÊNCIAS EM SABERES E FAZERES