Presença digital favorece maior divulgação do negócio para pequenas empresas

Muitas são as possibilidades de uma marca estar presente na internet. Aspectos como a forma de se comunicar com o cliente e a experiência do usuário nos sites demandam atenção

00:00 | Jul. 17, 2019

Com site próprio, as marcas podem utilizar ferramentas de SEO para melhorar posicionamento em buscadores (Foto: Tom Werner/Getty Images) (foto: Tom Werner/Getty Images)

O processo de o espectador ser impactado por uma propaganda, decidir deslocar-se até a loja e realizar a compra após pesquisar preços entre os concorrentes sofreu mudanças com a entrada de consumidores e empresas no ambiente digital. Sem barreiras nas relações entre quem vende e quem compra na internet, aumentam as opções oferecidas aos clientes. Para as empresas, há mais concorrência.

“Hoje, o consumidor vai ao Google procurar por algo que queira comprar ou consumir e sempre terão marcas e empresas ofertando o que ele procura. A relação entre quem compra e quem vende não tem barreiras, e, para pequenas e médias empresas, existir no ambiente digital é a forma mais competitiva de atingir seu público-alvo”, afirma Suiany Freitas, gerente de novos negócios do B2POP, empresa de marketing digital com foco em inserir pequenas empresas na internet.

Nesse contexto, ela destaca a importância de estar presente em diferentes plataformas online e que a comunicação com o cliente deve ser “clara e simples”. Pequenas empresas, de acordo com Suiany, devem olhar o mercado digital como oportunidade e apostar nele. “Nós do B2POP estamos cada vez mais próximos dos nossos clientes, desenvolvendo estratégias de marketing digital. Desde o ponto em que ele precisa existir na internet, por meio de um site responsivo e otimizado, às ferramentas para gerenciar seus leads [potencial consumidor que demonstra interesse em consumir o produto ou serviço] e se comunicar melhor com seus clientes.”

Múltiplas possibildades

Comunicação com o cliente, maior alcance e divulgação do negócio são pontos que tornam importante a presença digital, segundo Brenda Câmara, gerente de Inovação e Experiência de Usuário (UX) do Grupo de Comunicação O POVO. Blog, site institucional, redes sociais, aplicativo ou e-commerce: são muitas as possibilidades para estar online. Antes de testar os canais que devem ser utilizados, ela explica que é preciso analisar o negócio e entender como a persona — o público-alvo — se comporta e interage com ele.

As redes sociais proporcionam interação com o público e, conforme explica Fernando Diego Sioli, analista de marketing do O POVO, uma empresa pode “ganhar muitos pontos positivos” quando tem uma marca personificada e presente no dia a dia dos seguidores. “Essa proximidade é justamente o mais valioso para os negócios.” Sioli aponta, porém, a necessidade de incentivo do perfil para haver reação por parte da audiência — inclusive em interações “simples”, como curtidas e comentários.

Além do engajamento

A “maior presença digital” de uma empresa, porém, é o próprio site, segundo Sioli. “É a forma como qualquer pessoa pode achá-la em qualquer lugar do mundo. No site, há a possibilidade de mostrar tudo no que diz respeito à marca, aos produtos e à identidade.” Ter uma página própria possibilita utilizar ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o posicionamento da marca em buscadores, como o Google. Com isso, o site é encontrado mais facilmente quando o cliente faz uma pesquisa relacionada a ele.

Ao criar um site para o negócio, é necessário atenção à experiência do usuário. “Essa experiência pertence a ele como uma memória. Por isso o cuidado, ele nunca irá esquecer”, frisa Brenda Câmara. Ponto que influencia nas vendas, a experiência tem sete faces: utilidade, usabilidade, desejo, encontrabilidade, acessibilidade, credibilidade e valor. “O site precisa estar bem organizado e ser de fácil uso. O usuário precisa fazer todas as ações sem dificuldade (comprar, cadastrar, cancelar) e ter feedbacks das ações (avisos que sinalizem que a ação foi concluída ou se há erro)”, detalha a gerente.

B2POP

Para possibilitar o relacionamento das empresas com os clientes e o conhecimento sobre o perfil do público-alvo, o B2POP tem como diferencial o painel de clientes (CRM). Nele, também é possível ter acesso a dados e criar relatórios. Os sites são responsivos, e o B2POP também cria ou atualiza o cadastro da empresa no Google Meu Negócio, para que seja encontrado no Google ou no Google Maps em buscas pelo serviço ou produto oferecido.

Serviço

B2POP Marketing Digital

Contato: (85) 2180-9904

Site: https://www.b2pop.com.br/