Circuito do Aço: ArcelorMittal apresenta resultados socioambientais da corrida que inovou em aspectos sustentáveis

O evento esportivo reciclou 102,75 kg de materiais. Uso de rede de pesca ao longo do percurso contribuiu para marca de zero copinhos no chão

11:21 | Dez. 22, 2025

Por: Lucas Casemiro
Relatório do evento apontou economia de 225 kg de CO², 2.190 litros de água e 420 kWh de energia (foto: Divulgação/Jorge Mota)

A ArcelorMittal, maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, acaba de deixar mais um legado sustentável para a capital cearense por meio da sua unidade Pecém: a edição 2025 do Circuito do Aço Esporte e Sustentabilidade, corrida de rua realizada na Beira-Mar de Fortaleza, criou um sistema para reaproveitar todos os resíduos gerados pelos 2 mil participantes mobilizados, evitando descarte inadequado. Ao todo, 102,75 kg de materiais (plástico, papel, vidro e metal) foram reciclados. Já as aparas (palitos de picolé) e restos de alimentos totalizaram 6 kg de resíduos orgânicos, destinados à compostagem.

A marca de zero copinhos no chão também foi viabilizada por uma inovação da organização da corrida. Ao longo dos percursos de 2,5 km, 5 km e 10 km, redes de pesca de 17 metros foram posicionadas estrategicamente após os pontos de hidratação, para que os corredores descartassem os copinhos de água usados, garantindo a reciclagem do plástico. A novidade foi aprovada pelos participantes.

Houve ainda a doação de materiais de comunicação visual, como lonas e tecidos, para a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, que transforma esses insumos em bolsas e outros itens comercializáveis. O balanço sustentável do Circuito do Aço também aponta a economia de 225 kg de CO², 2.190 litros de água e 420 kWh de energia, resultado das práticas implementadas.


Sustentabilidade de ponta a ponta

As ações socioambientais foram incorporadas a todas as etapas: do kit do atleta, entregue em ecobag com manifesto ambiental, às práticas pós-prova. O evento ainda promoveu oficina de brinquedos sustentáveis para crianças, treinamento e cartilha ambiental para fornecedores.

No Brasil, poucos eventos esportivos apresentam essa iniciativa, demonstrando que o grupo investe em transparência e deseja inspirar outras organizações a adotarem práticas sustentáveis.

 

Compensação de carbono

Mesmo com todas as ações de redução de impactos ambientais da corrida, a ArcelorMittal desenvolveu ainda o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Plano de Neutralização, realizado pela ESMA Engenharia, Saneamento e Meio Ambiente - empresa especializada no tema. A metodologia levou em conta a própria corrida e seus participantes.

São emissões diretas, indiretas, estrutura, alimentação, deslocamento para a corrida, entre outras. Foi registrada a emissão de 6,4 toneladas (t) de CO2 do evento em si e 135,6 t dos participantes. O relatório indicou a necessidade do plantio de 140 árvores como forma de compensar o resultado, compromisso já assumido pela empresa.

"Nós tivemos todo um cuidado em medir e compartilhar os resultados das ações socioambientais realizadas, reforçando nossa transparência com todos os que acreditaram na proposta do Circuito do Aço. Estamos muito felizes com o que foi feito. Entregamos um evento inclusivo, seguro, sustentável e inovador”, avalia Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém.

“Reunimos pessoas de todas as idades, novatos e veteranos na modalidade, em uma estrutura segura e acessível. Agimos com propósito, contando com nossos fornecedores, que também fazem a diferença conosco”, complementa Patrícia.

A realização do Circuito do Aço contou com o apoio de empresas parceiras que acreditam na proposta de aliar esporte e sustentabilidade. São patrocinadores do evento: Fornecedora Engelog, LDB Transporte de Cargas, KW do Brasil, Vix Logística, Reframax, Abertta Saúde e Grupo Labor Life.

 

Histórias que inspiram

Para além dos números, o Circuito do Aço deixou impacto humano, seja na rotina dos coletores, na experiência dos corredores ou na inspiração para quem vive o esporte.

Janete Cabral, 56 anos, presidente da Sociedade de Reciclagem do Pirambu (Socrelp), reforça o valor da participação da associação na corrida. “Foi a primeira vez que incluímos a separação para compostagem em um evento desse porte. Quando estamos presentes, todo o material chega até nós como doação e nada se perde”.

Para o corredor Francisco Junqueira Chaves, que completou sua 100ª prova aos 70 anos, a corrida foi um incentivo à longevidade ativa. “Dou exemplo para os jovens e para quem tem minha idade: correr é saúde. É preciso se cuidar para chegar bem no dia da prova”.

“Me senti acolhida. Esse cuidado com o meio ambiente é também um cuidado com a nossa saúde”, complementa a paratleta Rita de Cássia, campeã dos 5 km, que também aprovou as ações ambientais. O primeiro colocado na categoria cadeirante, Luís Galvão de Menezes, destacou a acessibilidade do percurso e o espaço sensorial como diferencial da prova, avaliando como “perfeita” a estrutura oferecida pela ArcelorMittal.

Os profissionais do grupo não ficaram de fora do evento. “A gente consegue ver todo o time integrado, seja na parte dos treinamentos anteriores ao próprio circuito, seja nesse momento de aquecimento anterior à própria corrida”, avalia Igor Brasil, que atua na gerência geral de T.I e Automação da ArcelorMittal Pecém.

Marviane Souza, analista da Gerência de Planejamento e Programação, concorda. Ela destacou a superação pessoal ao subir ao pódio, afirmando que “a corrida tem um significado muito importante porque eu estou representando a minha empresa”.

 

Sobre a corrida

O Circuito do Aço é uma realização da ArcelorMittal, com produção da Nova Letra Eventos Criativos e Kanguru Produções, e contou com o patrocínio de Fornecedora Engenharia e Logística; Kaefer RIP Serviços Industriais; LDB Transporte de Cargas; Reframax; Vix Logística; KW do Brasil, Abertta Saúde e Grupo Labor Life. Apoiadores: Suco Melhores da Terra, Pardal e TS Health Center. Água oficial: Indaiá.

 

Sobre a ArcelorMittal

Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, CE, SC, SP, RJ, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do País. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.

No Ceará, a ArcelorMittal unidade Pecém está localizada em São Gonçalo do Amarante. Para mais informações, siga @arcelormittalbrasil nas mídias sociais e visite nosso website em https://brasil.arcelormittal.com.