Como prevenir as cáries?

Para evitar a doença, é necessário manter uma rotina de cuidados com a saúde

07:00 | Set. 09, 2020

Para que a cárie apareça, é preciso haver a presença do hospedeiro na boca e uma rotina precária de higiene bucal (Foto: Freepik) (foto: Mateus Andre)

Em situações de ansiedade, o consumo de alimentos com açúcar tende a aumentar, o que pode trazer uma nova preocupação ao paciente: a higiene bucal. Mas será verdade que comer muito doce é um fator decisivo no aparecimento de cáries?

Segundo a odontopediatra Mônica Colcera, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, a cárie é uma doença multifatorial biofilme-dependente – ou seja, que necessita de mais de um fator para se desenvolver. Desse modo, ainda que comer muito açúcar faça mal à saúde, nem sempre esse fator será o único responsável pelo aparecimento de cáries.

Um dos principais motivos é, sim, uma alimentação baseada em alto consumo de açúcar e carboidratos. Porém, para que a cárie apareça, é preciso haver a presença do hospedeiro na boca e uma rotina precária de higiene bucal. “Para ter cárie, é preciso que haja uma má escovação, além da alimentação cariogênica; no entanto, essa escovação não deve ocorrer logo após a refeição, mas pelo menos 20 minutos após comer”, explica Mônica.

O recomendado, de acordo com a odontopediatra, é que se escove os dentes pelo menos três vezes ao dia – ao acordar, depois do almoço e antes de dormir – e que haja uso de fio dental junto à cada escovação. O consumo de doce, no entanto, deve ser moderado inclusive para evitar outras doenças, como a diabetes.