Como lidar com a carência emocional na pandemia

Tecnologia é aliada na manutenção das relações interpessoais, mas é importante buscar suporte psicológico quando o sentimento de solidão for extremo

07:00 | Ago. 17, 2020

Sentimento de solidão maior pode paralisar (Foto: Freepik) (foto: Freepik)

O distanciamento social continua necessário para evitar a proliferação do coronavírus e até uma nova onda de casos da doença. Mas esse isolamento aflora questões emocionais, que exigem cuidados específicos e algumas medidas de prevenção.

"É completamente natural a ampliação do sentimento de solidão, porque somos seres sociáveis, gostamos de estar no meio de outros, dos relacionamentos, de modo geral. Além disso, temos muito a cultura do toque, do abraço, do beijinho", diz a psicóloga do Hapvida, Ivana Teles.

Nesse contexto, a orientação de Ivana é, além, de usar a tecnologia a nosso favor para matar um pouco a saudade dos amigos e dos familiares, buscar atividades de lazer tomando os cuidados de prevenção à Covid-19. "É interessante ter essas opções para que não fiquemos isolados, tudo isso vai descontando esse contexto para nós."

Para diminuir a ansiedade, Gizelle Andrade, 30, evitou conteúdos relacionados aos novos casos da doença. Ele mora com a mãe, e ambas são do grupo de risco para Covid-19 - mãe por ser idosa, filha por ter diabetes. "No boom da doença, eu tive muita crise de ansiedade durante a noite, ficava sem dormir", conta.

De forma despretensiosa, Gizelle passou a dedicar mais tempo aos treinos de automaquiagem. O hobby, que foi uma forma que ela encontrou de se distrair e conseguir lidar com as incertezas do período, virou uma conta própria de make no instagram.

"Antes, eu postava fotos maquiadas, e muitas amigas diziam 'Ai mulher, você se maquia muito bem, deveria me ensinar'. Eu não tenho curso profissional, mas sempre a gente consegue ensinar alguma coisinha e outra para quem se interessa. Tem sido muito bom, põe minha cabeça para se ocupar de uma maneira saudável", explica Gizelle.

Monitorar os sintomas

É importante manter contato com os entes queridos de forma virtual neste momento, encontrar novas fontes de lazer, mas também monitorar os sintomas.

Em caso de carência emocional mais intensa, ou tristeza profunda, será necessário procurar ajuda psicológica. "Estarmos sozinhos sem partilhar tudo que está acontecendo é doloroso. Às vezes, um sentimento de solidão maior em algumas pessoas acaba paralisando. Quando essa carência emocional se tornar excessiva, busque suporte", frisa Ivana.