Gravidez na pandemia: quais os cuidados?

Pré-natal deve continuar, mas de acordo com os protocolos sanitários adotados para evitar contaminação de Covid-19

07:00 | Ago. 11, 2020

Maternidades adotaram novos protocolos e fluxo (Foto: Freepik) (foto: Mr.Nuttapong Bangnimnoi)

A tensão causada pela Covid-19, no caso das grávidas, é dobrada. Mas os cuidados, garantem os especialistas, são os mesmos de todo o restante da população: evitar contato com doentes ou com suspeita de infecção, distanciamento social, usar máscara quando sair e higienizar as mãos.

Importante ainda, ressalta o ginecologista e obstetra do Hapvida Ronaldo Oliveira, manter o seguimento pré-natal conforme as orientações dos profissionais de saúde. "As grávidas, independente da idade gestacional, e as puérperas até duas semanas após o parto, são do grupo de risco para complicações. A gravidez é considerada um estado fisiológico com modificações esperadas que podem predispor complicações respiratórias decorrentes de certas infecções virais", alerta ele.

 Apesar disso, nada de ficar aflita: começar a atrair bons pensamentos faz bem para a sua saúde mental. "Vai passar, o que sabemos dentro de toda essa movimentação científica, primeiro que a humanidade mudou, e segundo que a cura vai chegar, em algum momento. O importante é seguir as orientações, criar uma rotina e tudo vai dar certo. Sentindo sinais de que algo está errado, busque ajuda especializada", acrescenta o neuropsicólogo do Hapvida Carol Costa Júnior.

É exatamente assim que Fernanda Moraes, 29, tem cuidado dela e de Elias, o bebê de 34 semanas que ainda está dentro da barriga. "Eu fico em casa, continuo com a minha rotina de dona de casa, só tem sido difícil a distância dos outros parentes", conta.

Sob a orientação da obstetra que já a acompanhava antes da gravidez, Fernanda vai às consultas tomando os devidos cuidados sanitários. A lista de supermercado da casa, ela repassa para o marido comprar sozinho.

Segurança nas maternidades

Para garantir a segurança da mãe e do bebê durante o trabalho de parto e puerpério, as maternidades adotaram novos protocolos e fluxo, segundo o doutor Ronaldo. "Orientamos que as visitas sejam adiadas, com o menor número de pessoas circulando no ambiente hospitalar, estimulando o uso de mídias sociais e videochamadas", diz ele.

Cuidados durante a gestação:

1. Mantenha o distanciamento social e, quando sair, utilize máscara de pano, evite tocar olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;

2. Todas as grávidas assintomáticas ou sem síndrome gripal devem continuar o atendimento pré-natal;

3. Grávidas que têm ou desenvolvem comorbidades como hipertensão, diabetes, asma grave, cardiopatias, obesidade grave e imunossupressão devem ter cuidado especial, reforça o doutor Ronaldo Oliveira;

4. As gestantes com síndrome gripal deverão adiar as consultas em 14 dias, de acordo com as recomendações do Unicef e das autoridades de saúde;

5. Para evitar ansiedade, crie uma rotina e cultive bons pensamentos;

6. Busque orientação médica sempre que tiver dúvidas sobre a saúde do bebê e o parto.

Programa Nascer Bem

O Nascer Bem é um programa de assistência à gestação do Sistema Hapvida que tem o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade no atendimento das futuras mamães e seus bebês, garantindo tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O projeto conta com equipes multiprofissionais que fazem o acompanhamento das gestantes em Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).