Confraternização familiar deve acontecer o ano inteiro

Para psicóloga do Hapvida, final de ano é momento propício para momentos saudáveis com a família, embora esse costume deva ser estimulado o ano inteiro

07:00 | Dez. 20, 2018

Família vestida para natal (foto: )

Por mais que seu espírito de confraternização sofra abalos por conta do apelo comercial, o Natal segue sendo momento importante para muitas famílias. É necessário ressaltar, no entanto, que esses momentos de aproximação familiar não devem se restringir ao período natalino. Momentos em família, como os vivenciados nas festas de fim de ano, podem ser positivos ao ajudar a criar bons vínculos entre parentes que não têm muito contato no dia a dia, fortalecendo o entorno social dos indivíduos.

A psicóloga Raíssa Serpa, do Hapvida, concorda com a importância da data. Para a profissional, apesar de nem todas as pessoas considerarem de forma positiva essas reuniões, são momentos importantes e saudáveis que estão em jogo, devendo inclusive ser estimulados em qualquer época do ano. “Penso que os momentos de convivência familiar são positivos, pois, geralmente, são [com] as pessoas com as quais mais mantemos contato. Por isso, não só no Natal e nas festas de final de ano, [esse hábito de se reunir] deve ser estimulado. O diálogo entre os familiares e a prática de atividades em comum podem ser incorporados ao dia a dia, apesar de ser mais difícil considerando horários e rotina de cada membro”, defende Raíssa.

Quando momentos familiares são deixados de lado em datas marcantes, como é o caso do Natal, podem ocorrer impactos à saúde, avalia a psicóloga. “Culturalmente é uma prática necessária [reuniões familiares no Natal] e, por isso, o sentimento de frustração quando não se têm esses momentos podem envolver abalo emocional. É importante, então, que essas pessoas sem momentos em família tentem contato com relações de amizades para aproveitarem esse período de forma saudável”, sugere Raíssa Serpa.

A tradição do Natal

A funcionária pública Maria Wildma Moreira tem como tradição preparar o lar todos os anos para o mês do Natal. Dezembro possui significado especial na vida dessa família, e a progenitora faz todo um esforço para manter a casa ornamentada para o período. Enfeites são espalhados por todo o apartamento, e momentos de confraternização são estimulados, como é o caso da montagem da árvore de natal.

A véspera de Natal e o dia 25 oferecem uma tradição familiar que Wildma mantém anualmente desde o tempo em que seus pais eram vivos. “Eu arrumo as mesas, preparo a árvore, gosto de cantar músicas de Natal enquanto a estou enfeitando. No almoço, eu gosto de fazer um peru, verdura, farofa, arrumo a mesa toda com guardanapos, tudo que é bola, luzes, tudo que você pode imaginar eu gosto de fazer”, conta sobre os preparativos encaminhados para este ano. Mas apesar de destacar o aspecto decorativo da data, Wildma vê o Natal como um momento de valorizar os momentos em família, cada vez mais difíceis por conta da rotina de trabalho que ela e seus filhos levam.

“Gosto de contar histórias da época dos meus pais para meus filhos, vejo como um período muito importante para a vida das famílias. É um momento de recordar o que você fez no decorrer do ano, de discutir as coisas boas que aconteceram durante o ano, fazer uma reflexão nesse sentido. Para mim é um encontro com meus filhos, um momento de aconchego. Vemos a televisão juntos, assistimos a um filme…”, relata.

Para este ano, Wildma reunirá seus dois filhos, sua irmã e sobrinha em casa para a ceia natalina. Este é um momento em que ela não abre mão da presença de todos. “No Ano Novo, meus filhos podem ir para qualquer canto, mas, no Natal, eu não dispenso a presença. Todos devem estar aqui naquele dia. É um momento que eles têm que abrir mão de diversão para estar com a família.”