Fiscais municipais terão gratificação incorporada ao salário
O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Leitão, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, Dia do Fiscal de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária de Fortaleza
17:32 | Dez. 22, 2025
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), encaminhou à Secretaria de Planejamento e Gestão (Sepog) proposta para incorporação da Gratificação Especial de Fiscalização de Atividades Específicas (Gefae) à remuneração dos fiscais municipais, O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, Dia do Fiscal de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária de Fortaleza.
De acordo com a Prefeitura, a proposta tem como objetivo fortalecer a política de valorização dos servidores da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
Durante a mensagem direcionada aos fiscais, o prefeito destacou o papel desempenhado pela categoria ao longo de 2025. “Foi um ano extremamente desafiante, e a gestão municipal contou muito com o apoio de todos vocês. Como forma de reconhecimento, estaremos enviando, nas próximas horas, uma mensagem à Sepog para que a Gefae seja incorporada. Sei que essa era uma demanda antiga e agora estamos realizando”, enfatizou.
A decisão ocorre em um contexto de fortalecimento da Agefis, que ao longo de 2025 promoveu mudanças estruturais relevantes, com foco em modernização administrativa, uso de tecnologia, qualificação dos servidores e uma abordagem mais técnica, transparente e humanizada.
Para o superintendente da Agefis, Guilherme Magalhães, a incorporação da gratificação é uma conquista importante para 2026. “É um reconhecimento ao trabalho técnico e dedicado realizado pelos fiscais. Uma valorização que fortalece a atuação da fiscalização urbana e que se reflete em uma cidade mais organizada, segura e com melhor qualidade de vida para a população”, destacou.
Em reunião com representantes da agência, Evandro ressaltou ainda o compromisso para 2026 de continuar trabalhando por melhorias nas condições de trabalho dos fiscais, incluindo investimentos em infraestrutura, processos e capacitação, reafirmando a importância de cuidar de quem cuida da cidade como uma das prioridades da gestão.