SDE e empresas suíças discutem sobre possíveis exportações para a Europa

De acordo com o órgão, a Europa demonstra interesse em importar castanhas-de-caju, polpas de frutas tropicais e camarão para a Suíça

18:33 | Set. 07, 2025

Por: Révinna Nobre
O Estado é o maior produtor de castanha-de-caju do Brasil (foto: FÁBIO LIMA)

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) recebeu representantes das empresas suíças Eurobras GmbH, Florian Knupfer e Marc Schnetzler para discutir aberturas de novos mercados para produtos cearenses na Europa.

O encontro, divulgado na última sexta-feira, 5, teve como principal objetivo firmar acordos comerciais para a exportação de produtos como castanha-de-caju, polpas de frutas e camarão para a Suíça, a França e a Alemanha.

Segundo o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SDE, Vicente Ferrer, o mercado europeu tem uma demanda diferente comparada aos Estados Unidos, que compra o camarão sem a cabeça. Já a Europa prefere o produto com cabeça e em tamanhos variados.

“A SDE já está em contato com produtores de Aracati, Sertão e Acaraú para viabilizar a exportação”, informou Vicente.

De acordo com a SDE, os representantes estão em viagem pelo litoral cearense para conhecer a cadeia de produção local.

“A expectativa é que, em breve, uma nova comissão visite o Estado para consolidar os estudos e, em até 30 dias, viabilizar o envio dos primeiros contêineres de exportação, com foco inicial em polpas de frutas tropicais”, informou Ferrer.

Outro ponto citado durante a reunião foi buscar novas estratégias para diversificar as exportações cearense, especialmente após as tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Lula diz que não vai “mendigar” conversa com Trump sobre tarifaço | O POVO News