Morre Roberto Duailibi, um dos principais nomes da publicidade no Brasil

Empresário foi um dos fundadores da DPZ, uma das principais agências do País. Também foi autor e professor

10:38 | Jul. 19, 2025

Por: Samuel Pimentel
Roberto Dualibi foi um dos principais nomes da publicidade brasileira, sendo responsável por trabalhos como o Garoto Bombril (foto: @dpzoficial/Reprodução/Acervo/Divulgação)

Um dos principais nomes da publicidade no Brasil, Roberto Duailibi morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada na sexta-feira, 18 de julho. Publicitário, escritor e empresário, ele deixa largo legado acadêmico e profissional, a esposa Silvia e os filhos Marco e Rubem.

Nascido em 1935, em Campo Grande, era filho de um pai libanês e uma mãe brasileira. Desde os 12 anos vivia em São Paulo.

Também empresário, em 1968, foi um dos fundadores da DPZ - junto dos sócios José Zaragoza e Fracesc Petit, uma das principais agências de publicidade do País. Sua trajetória profissional começou em 1952, na Colgate-Palmolive.

Atuou em algumas das principais agências do Brasil em décadas seguintes, com destaque para a Standard Propaganda, onde foi vice-presidente de Criação.

Pela DPZ, em 1969, foi eleito o "Publicitário do Ano" no Prêmio Colunistas. Também venceu por duas vezes o Troféu Imprensa de Melhor Propaganda do Ano, em 1980 e em 1981, por sua criação mais notável, os comerciais de TV do "Garoto Bombril", protagonizado por Carlos Moreno.

Além de publicitário premiado, Duailibi foi escritor, professor e um dos mais requisitados palestrantes brasileiros. Com passagem pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e decano do Conselho da ESPM de São Paulo.

Foi presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), conselheiro da Fundação Bienal de São Paulo, além de autor de livros como "Criatividade & Marketing", amplamente reconhecido no meio. Duailibi também era membro da Academia Paulista de Letras desde 2015.

Mais notícias de Economia

Duailibi