Trump anuncia nova leva de tarifas sobre parceiros comerciais; veja países afetados
As tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados fechem um acordo comercial
13:10 | Jul. 09, 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, uma nova leva de tarifas sobre parceiros comerciais. Segundo o republicano, os países afetados são:
- Argélia: 30%
- Filipinas: 20%
- Líbia: 30%
- Iraque: 30%
- Moldávia: 25%
- Brunei: 25%
As tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto, a menos que os países afetados fechem um acordo comercial.
Trump, que assumiu em janeiro deste ano, anunciou, logo no início de seu mandato, aumento de tarifas sobre produtos importados, o que gerou críticas e respostas de vários países.
Leia mais
Ameaça ao Brics
Vale ressaltar que na última segunda-feira, 7, em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social. "Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão", escreveu Trump.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, compõem o Brics a Arábia Saudita, o Irã, os Emirados Árabes, a Indonésia, o Egito e a Etiópia. Mais dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.