Banco Central sobe Selic para 15% ao ano, maior patamar desde julho de 2006
Copom elevou o patamar da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual (p.p.)
18:40 | Jun. 18, 2025
A taxa básica de juros (Selic) foi elevada em 0,25 ponto percentual (p.p.), para 15% ao ano (a.a.). Esse é o maior patamar para o índice desde julho de 2006. A decisão foi unânime.
No encontro de maio, o colegiado tinha mencionado que, devido ao cenário de elevada incerteza em meio ao estágio "avançado" do ciclo de ajustes, haveria "cautela adicional" da atuação da política monetária.
No fim da tarde, a curva de juros precificava uma chance marginalmente maior de uma alta de 0,25 ponto do que de estabilidade.
Desde setembro, o BC já aumentou a Selic em 4,50 pontos, o segundo maior ciclo de alta dos últimos 20 anos, perdendo apenas para a alta de 11,75 pontos entre março de 2021 e agosto de 2022, que ocorreu após o fim da pandemia.
Com a decisão desta quarta, o Copom colocou os juros no maior nível nominal desde julho de 2006, no primeiro governo Lula, quando o Copom cortou a taxa de 15,25% para 14,75% a.a. (Com Agência Estado)