Rede de varejo firma parceria com Sebrae para capacitação de empresas

Ao todo, serão 50 empresas selecionadas, com prioridade às mulheres. Programa abrange Ceará

11:01 | Out. 07, 2022

Por: Fabiana Melo
Rede varejista vai selecionar 50 micro e pequenas empresas para receberem capacitação em moda (foto: divulgação)

Com o objetivo de desenvolver micro e pequenas empresas, a rede varejista Marisa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se uniram para subsidiar, em 90%, o custo do programa de capacitação produtiva de moda. O programa vai selecionar 50 empresas, com prioridade para as mulheres, e terá duração de 18 meses.

Coordenadora de Moda do Sebrae Nacional, Anny Tonet afirma que o foco no empreendedorismo feminino é um tema inédito nos projetos de encadeamento produtivo que a instituição apoia.

“Entendemos o papel propulsor da mulher dentro do nosso segmento. Junto com nossa grade pedagógica vem a melhora de lucratividade, de eficiência, de produtividade, a inovação e a sustentabilidade para os pequenos negócios, mas também uma mudança cultural e comportamental”, afirma.

Saída do eixo Rio-São Paulo

Nesta fase, serão contemplados empresários do Ceará, Pernambuco e Santa Catarina, buscando descentralizar as oportunidades do eixo Rio-São Paulo e espalhar a oportunidade pelo país.

Devido ao subsídio quase integral, o custo individual para os micro e pequenos empresários selecionados será de R$ 1.600. A ideia é dar mais instrumentos a pequenos negócios visando a ampliação de suas empresas e ganhos de competitividade na cadeia produtiva da moda, que hoje, segundo o Relatório de Mulheres na Confecção, é uma das mais fortes da economia nacional.

Resultados anteriores

Dados de 2018 a 2021 mostram resultados significativos da iniciativa. Na média, as empresas participantes registraram aumento de 55% no índice de competitividade, 23% em produtividade e 12,6% na pontualidade da entrega, ao mesmo tempo houve redução de 11% no tempo de produção dos lotes e queda de 42% nas peças reprovadas pela empresa âncora.

Ao observar o cenário atual do varejo, seis pontos principais serão desenvolvidos durante o programa:

  • Competitividade
  • Produtividade
  • Lucratividade
  • Inovação
  • Ampliação de mercado
  • Desenvolvimento sustentável

O que o programa oferece

Por meio de consultorias, cursos, oficinas, eventos, rodas de conversa, diagnósticos, comunidades práticas, palestras e conteúdos, os empreendedores terão acesso a análises individuais de seus negócios, de forma a receber as melhores soluções aplicadas às suas dificuldades na prática.

Além disso, aprenderão sobre coleta e registros de dados, processo produtivo, gente, equipe, engajamento, qualidade e melhoria contínua, pensamento sustentável, gestão financeira e, ainda, empoderamento e propósito.

Nas atividades, estão incluídos também coachings de liderança, missão executiva, seminários, materiais de comunicação e bate-papo com a diretoria da Marisa.

Mariana Fernandez, gerente divisional de Global Sourcing da Marisa, comenta a decisão da empresa de mergulhar em um projeto como este. “Para nós, é muito importante oferecer uma base sólida para esses profissionais e os puxar para perto de nós e do nosso negócio.”

Mais notícias de Economia