Veja como consultar o Auxílio Emergencial pelo Dataprev com o CPF

Confira como usar o Dataprev para ver o calendário completo do Auxílio Emergencial 2021 e a situação do benefício usando o CPF

09:42 | Nov. 03, 2021

Por: Alan Magno
Saiba como usar o CPF no site Dataprev para consultar situação do benefício do Auxílio Emergencial 2021 e entenda o que significa estar "em análise" (foto: Reprodução/ Dataprev)

A Caixa Econômica Federal já encerrou o pagamento da 7ª, e última, parcela do auxílio emergencial 2021. Porém, alguns beneficiários ainda encontram-se com o cadastro pendente devido a alguma inconsistência registrada nas verificações mensais pelo Ministério da Cidadania em parceria com o Dataprev.

Dessa forma, ainda há algumas pessoas que podem receber algum retroativo de pagamento. Para guiar esse procedimento, a entidade permite a consulta da situação do Auxílio Emergencial de forma online e gratuita.

Ação pode ser feita pelo CPF no portal do Dataprev de forma online e gratuita. O processo informa se o valor foi debitado na conta digital do beneficiário, as datas de deposito, a conta pra qual o dinheiro foi enviado, quando e se já foi sacado. 

Além disso, a consulta permite ainda que o usuário entenda em qual situação de pagamento ele se encontra, se já foi completamente aprovado, se os depósitos foi bloqueado em algum momento ou se ainda está com o pagamento de alguma parcela em análise. 

Como fazer consulta do auxílio emergencial no Dataprev pelo CPF?

O procedimento pode ser feita pelo Portal de Consultas da Dataprev seguindo os seguintes passos:

>> O cidadão deverá informar CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento nos campos indicados e então apertar o botão consultar e aguardar a resposta do sistema. 

>> A plataforma exibirá um resumo do histórico de pagamento do benefício e a situação atual da seguinte forma:

  • Em análise - Para os casos em que foi feita contestação ou quando o cadastro do usuário está sendo revisado e então poderá ser aprovado para pagamento ou bloqueado definitivamente
  • Inelegível -  Quando o auxílio foi suspenso nas verificações mensais ou quando após contestação, o benefício foi bloqueado de forma irreversível
  • Aprovado - Indica que o benefício será pago normalmente e significa que após nova análise da contestação, o auxílio suspenso voltará a ser pago 

Vale lembrar que quem já recebe o Bolsa Família e inscritos no CadÚnico não estará na lista da Dataprev já que, nesses casos, as parcelas serão depositadas automaticamente - desde que o beneficiário se encaixe nos critérios de elegibilidade do auxílio.

Além disso, a possibilidade de contestação será exibida ao fim da tela de resultado de consulta quando estiver disponível. Por meio dela é possível atualizar o cadastro na base de dados do auxílio e questionar o bloqueio indevido do benefício. O Ministério da Cidadania é o responsável por definir o período em que as contestações serão feitas e ainda não há previsão da abertura de novos pedidos. 

Quem recebe o Auxílio Emergencial vai receber o Auxílio Brasil?

A última liberação do auxílio emergencial ocorreu no domingo, 31 de outubro para público geral e antes disso, após 18 anos sendo referência na transferência de renda, o Bolsa Família foi extinto no dia 29 do mesmo mês. Nesse contexto, o Ministério da Cidadania se pronunciou oficialmente garantindo que o Auxílio Brasil começará a valer já em novembro.

O Governo Federal afirma que os pagamentos começarão dia no dia 17 de novembro e que pagará inicialmente apenas para quem recebia o Bolsa Família anteriormente. Dessa forma ainda que o Auxílio Brasil seja um substituto para o Bolsa Família, estimativas do Ministério da Cidadania apontam que ao menos 20 milhões de pessoas ficarão sem nenhum tipo de renda a partir de novembro.

Isso porque nem todos que recebiam o repasse criado na pandemia irão ter direito ao novo programa social. Neste começo de liberação do Auxílio Brasil, entre novembro e dezembro de 2021, devem ser beneficiados apenas quem fazia parte da lista de pagamento do Bolsa Família ou já havia solicitado inclusão no programa social.