STJ autoriza União cobrar R$ 170 bilhões de empresas em recuperação

A decisão é baseada na nova Lei de Falências (Lei 14112/20), que entrou em vigor em janeiro, e que, dentre outros pontos, passou a oferecer parcelamento de débitos a essas companhias

09:48 | Jun. 24, 2021

Dentre outros pontos, a nova lei de falências autoriza o parcelamento de débitos (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Superior Tribunal de Justiça liberou a União para cobrar cerca de R$ 170 bilhões em tributos devidos por empresas em recuperação judicial. A decisão é baseada nas inovações trazidas pela nova Lei de Falências (Lei 14112/20), que entrou em vigor em janeiro. Mais de três mil processos estavam suspensos desde 2018 aguardando uma decisão do tribunal.

Leia Mais: Com nova lei de falências, CNJ aprova regras sobre insolvência transnacional

As informações são do Valor Econômico. De acordo com a publicação, os ministros do STJ entenderam que a discussão não faz mais sentido. Em 2020, a Lei nº 14.112 autorizou a penhora de bens de empresas em recuperação para o pagamento de dívidas fiscais. Até então, isso não era possível. Mas com a nova lei, passou a ser possível o parcelamento de débitos a essas empresas.

Os ministros entenderam que a discussão não faz mais sentido. Em 2020, a Lei nº 14.112 autorizou a penhora de bens de empresas em recuperação para o pagamento de dívidas fiscais. Até então, isso não era possível. A nova lei, que entrou em vigor em janeiro, passou a oferecer parcelamento de débitos a essas empresas