INSS passa a ter até 90 dias para analisar benefícios; confira novos prazos

Com nova tabela, válida por dois anos, INSS estende prazo de análise de seguros par até 90 dias após acordo com Ministério Público Federal

09:50 | Jun. 10, 2021

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) coloca em vigor novos prazos para análise de benefícios nesta quinta-feira, 10, e passa a ter até 90 dias para processar pedido de auxílio (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entram em vigor nesta quinta-feira, 10, os novos prazos para análise e concessão de benefícios pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Com maior flexibilização para a entidade, os pedidos feitos, de modo geral, poderão ser analisados em 30 ou até 90 dias. 

LEIA MAIS | Prova de vida do INSS: saiba como regularizar situação de forma online e evitar bloqueio no pagamento

O novo cronograma foi elaborado em por meio de uma articulação entre o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) como forma de agilizar a liberação de pedidos considerados mais urgentes, sendo ainda uma tentativa de diminuir o índice de judicialização dos pedidos de benefícios feitos ao INSS. 

Todo processo foi acompanhado e aprovado pelo Superior Tribunal Federal (STF), que determinou validade inicial de dois anos para o novo calendário de análise de benefícios. Um dos argumentos utilizados na decisão pondera a existência de cerca de 2,5 milhões de brasileiros aguardando análise de seguro social pelo INSS, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). 

A medida concedeu prazo de seis meses para o INSS se adaptar aos novos prazos e assumir como foco uma maior celeridade na análise dos processos, com objetivo principal de zerar o número de pedidos em espera. A decisão do STF, porém, não prescreve sanções ou consequências para ao instituto em caso do descumprimento dos prazos estabelecidos. 

LEIA TAMBÉM | Veja calendário de pagamento da segunda parcela segunda do décimo terceiro do INSS

Como forma de minimizar qualquer eventual dano aos cidadãos, o STF estipulou a criação de uma "Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos" que em caso do não julgamento do beneficio pelo INSS no prazo máximo da categoria, deverá propor uma solução para o pedido do segurado em no máximo dez dias. A Central é formada por membros de INSS, do MPF, da DPU e outros órgãos judicias dos estados e municípios. 

Confira os novos prazos de análise de seguros sociais do INSS e saiba até quando seu pedido deve ser analisado:

Somente os pedidos de salário-maternidade tiveram o tempo de análise reduzido, saindo de 45 para 30 dias. Os processos que pedem aposentadoria por invalidez não tiveram os prazos máximos para analise alterados, permanecendo o período de 45 dias para parecer final do INSS.

Com relação aos outros sete tipos de auxílios solicitados à entidade, todos tiveram aumentos nos prazos de julgamento, saindo de 45 para até 90 dias. O POVO lista abaixo a tabela atualizada dos prazos máximos de análise dos benefícios solicitados ao INSS, que entram em vigor nesta quinta-feira, 10 de junho, com validade inicial de 2 anos. 

>> Com prazo de até 90 dias para análise: 

  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência
  • Benefício assistencial ao idoso
  • Aposentadorias, salvo por invalidez

>> Com prazo de até 60 dias para análise:

  • Pensão por morte 
  • Auxílio reclusão 
  • Auxílio acidente

>> Com prazo de até 45 dias para análise

  • Auxílio doença comum e por acidente do trabalho (auxílio temporário por incapacidade) 
  • Aposentadoria por invalidez comum e acidentária (aposentadoria por incapacidade permanente) 

>> Com prazo de até 30 dias para análise

  • Salário maternidade - 30 dias