Mesmo com anúncio de apoio do Estado, restaurantes alegam ameaça de corte no fornecimento de energia elétrica

De acordo com o núcleo cearense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, diversos estabelecimentos do Estado que solicitaram auxílio do governo com relação ao pagamento das contas de luz estão recebendo cobranças da Enel. Mas, segundo a empresa de energia, Governo ainda não repassou a lista de clientes beneficiados para análise

11:22 | Mai. 20, 2021

Sem implementação de auxílio para pagamento de contas de energia elétrica, restaurantes de Fortaleza estão enfrentando ameaças de corte no fornecimento pela Enel, afirma Abrasel-CE (foto: BÁRBARA MOIRA)

Atualização às 15h26min para acrescentar posicionamento da Enel Distribuição Ceará

Atualização às 18 horas para acrescentar posicionamento do Governo do Ceará

A reabertura da inscrição para auxílio do Governo do Estado que prevê o pagamento dos débitos, junto à distribuidora de energia elétrica, a Enel, de restaurantes, bares e afins do segmento de alimentação fora do lar, levantou questionamentos dos empresários sobre a data para a implementação do socorro, que, segundo a companhia elétrica, ainda não foi implementado pelo Governo, que aguarda a finalização das inscrições no próximo dia 26. "Se demorar mais, já será tarde demais para várias empresas", afirma o presidente do núcleo cearense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

No aguardo de uma definição de quando o benefício será pago, estabelecimentos do Estado que solicitaram o apoio do governo na pandemia estão recebendo cobranças da Enel e ameaças de corte no fornecimento de energia, conforme relata a entidade. "Parte deles tem solicitado prazo de 24 horas para tentativa de renegociação da dívida, enquanto outros já não tem essa opção", informa o comunicado da Abrasel. 

A Associação destaca ainda que diversos empreendedores do segmento estão tentando conseguir empréstimos com amigos e familiares como alternativa para o auxílio estadual e, assim, conseguir iniciar o pagamento da dívida com a Enel e evitar a interrupção no fornecimento de energia elétrica que levaria ao fechamento total de tais estabelecimentos. 

Abrasel destaca ainda o caso do Floresta Bar, que chegou a realizar campanha nas redes sociais para tentar arrecadar doações para quitar parte da dívida da empresa e conseguir um fôlego para seguir em funcionamento. O dono da empreendimento, Pedro Machado, afirmou, diz nota da entidade, que somente com a Enel, acumula cerca de R$ 20 mil em débito e que sem a oportunidade de pagar a dívida não terá como trabalhar para tentar recuperar o prejuízo. 

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informa que está aguardando a conclusão do cadastro dos estabelecimentos para alimentação fora do lar, realizado pelo Governo do Estado, para analisar a consistência dos dados com a base de clientes da distribuidora e, posteriormente, definir, junto com o poder executivo, a melhor forma de quitação dos débitos entre os meses de março do ano passado até 20 de abril deste ano. Por isso, a preço de agora, o corte se justifica, pois a implementação do plano governamental para o setor ainda não foi concluída. E, a implementação do governo estadual não é sobre cortes, mas sim sobre pagamento de contas, pois, segundo o que já há de regramento, apenas os clientes de baixa renda não podem ter o fornecimento cortado.


Ao O POVO o Governo do Ceará respondeu que prorrogou, até o dia 26 deste mês, o prazo para que as empresas do setor de alimentação fora do lar possam realizar o cadastro para o benefício. Após esta data, será regulamentado decreto estadual em que serão estabelecidas as condições de pagamento.