#VaiDarCerto: empresas estampam frase em fachadas de lojas para motivar população no combate à pandemia
Inspirados na frase dita nas redes sociais pelo médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza, empresários empreenderam a ação
17:21 | Mar. 17, 2021
O grande número de pessoas contaminadas e mortas pela Covid-19 no Ceará nas últimas semanas motivou empresas a trazer uma mensagem de esperança à população. Um grupo delas resolveu estampar na fachada de lojas e também em caminhões a frase "#VaiDarCerto", como forma de motivar clientes e colaboradores no combate à pandemia.
A inspiração para a iniciativa veio da frase falada pelo médico Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza. Ele tem postado vídeos nas redes sociais relatando a situação dos hospitais da cooperativa de médicos da Capital e alertando para os cuidados sanitários.
No fim de cada transmissão, o médico faz questão de terminar positivamente, despertando esperança no combate à Covid-19 e dizendo: "Vai dar Certo".
Ao tomar conhecimento da ação das empresas, ele comemorou e destacou: "Tudo espontâneo, tudo orgânico. A gente não pediu para fazer nada. Nesse momento de tanto desespero, de tanta luta, isso dá tanta força para a gente continuar na batalha".
Elias ainda reforçou que as mensagens positivas precisam ser palavra de ordem na atual crise sanitária, como forma de envolver mais pessoas em prol da saúde e na ideia de superação. "Não é apoio para mim, é para a sociedade. Nesse momento precisamos trazer algum otimismo para a sociedade", disse.
Foi exatamente com esse objetivo que a Mundo Pet resolveu estampar na fachada com a frase #VaiDarCerto. A empresa tomou a iniciativa justamente inspirada no médico da Unimed, como contou Luiz André Bastos. "A gente vem acompanhando ele há muito tempo, admiro muito como médio e como gestor e, pessoalmente falando, ele foi nossa grande inspiração", disse.
A adoção da frase buscou passar mensagens de inspiração para os clientes e colaboradores. Vendo o resultado que a estratégia obteve, Bastos resolveu ampliar a ação e mandou adesivar todas as sete lojas da rede, sendo duas em Fortaleza. Imediatamente, viu pessoas compartilhando fotos das fachadas nas redes sociais e recebendo fotos de outras empresas com a mesma iniciativa.
"Nosso maior propósito é esse: mudar a vida de alguém. Foi como pensamos numa forma de contribuir de alguma maneira para trazer conforto, o que considero um dos maiores desafios, e quebrar um pouco essa insegurança", destacou.
Como resposta, ele teve uma quantidade significativa de comentários nas redes sociais e mais empresas aderindo espontaneamente à ação, o que o fez defender "tornar Fortaleza uma cidade poluída no bom sentido". "Já pensou se em toda esquina você encontrar uma frase dessa na cidade? Fortaleza vai ser a cidade do #VaiDarCerto".
A Asa Sul já prepara a sua contribuição para a proposta de Bastos. Fez uma simulação da fechada para a aplicação da frase amanhã. Ao ser perguntado de como surgiu a ideia, o sócio e diretor comercial da empresa, Alan Bessa, conta que viu o #VaiDarCentro em outras lojas e resolveu fazer o mesmo como forma de motivar as pessoas que passassem pelo cruzamento das avenidas Dom Manuel e Heráclito Graça, onde fica localizada a empresa.
"Resolvemos aderir, fazer parte dessa corrente positiva que o pessoal está desenvolvendo", contou, mencionando a frase de Elias Leite e dizendo que viram primeiro na Mundo Pet.
Tanto ele, quanto seu pai, Ernanes Bessa, ainda compartilharam a ideia em grupos de conversa de WhatsApp e encontraram apoio dos colegas.
Uma delas é a diretora de marketing da Roma Distribuidora, Carla Roma. A empresa resolveu adesivar oito caminhões da frota para que a mensagem chegasse a mais pessoas. As entregas, que não pararam por ser um setor classificado como essencial, são feitas em todos o Ceará.
"A gente acompanha o dr Elias (Leite, da Unimed), somos fãs dele e, até pela questão de motivar os próprios funcionários da gente, motoristas, entregadores e toda nossa cadeia resolvemos tomar essa iniciativa", contou Carla, falando também da Mundo Pet.
Os planos, agora, são adesivar também a frota da empresa no Rio Grande do Norte e na Bahia, para "para levar um pouco de esperança, pensamento positivo".
Passar a mensagem de otimismo para todos os cearenses foi a intenção da Normatel ao tomar a iniciativa de estampar o #VaiDarCerto nas fachadas das oito lojas da rede, segundo contou o diretor Júnior Melo. Também com referência no presidente da Unimed, a empresa resolveu entrar na ação e tentar motivar a população no combate à Covid-19.
"Desde o começo da pandemia, o dr Elias passou a ser um informante diário do que passava na Unimed e a gente entendeu que aquilo era o que realmente estava acontecendo na saúde. Sempre passou sempre muito otimismo e ganhou a simpatia de todo cearense, e credibilidade também. Daí, a frase virou um mantra e nós decidimos fazer uma homenagem, de que nós estamos com ele, e que o trabalho dele é muito importante", reforçou o empresário.