Vacinas estão chegando rapidamente em países ricos, mas não em mais pobres

O alerta foi dado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. "Vacinas precisam ser bens comuns globais", afirmou

15:28 | Jan. 25, 2021

A aplicação do imunizante foi retomada às 16h deste sábado, 23 (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou nesta segunda, 25, que as vacinas desenvolvidas para prevenir a covid-19 estão chegando rapidamente a países mais ricos, o que pode deixar os países mais pobres desamparados.

"Vacinas estão chegando rapidamente em países de alta renda, mas não nos mais pobres. Vacinas precisam ser bens comuns globais", disse, durante o Fórum Econômico Mundial, habitualmente sediado em Davos, mas que ocorre de modo virtual nesta edição devido à pandemia. O secretário-geral da ONU citou a importância do Covax, iniciativa global Covax para distribuição de vacinas.

Guterres afirmou ainda que é necessário imunizar países em desenvolvimento juntamente com países mais avançados a fim de evitar novas variantes e mutações do novo coronavírus. "É crucial fazer vacinas acessíveis a, pelo menos, 20% de população em países em desenvolvimento. Se o Hemisfério Sul ficar sem imunização, o vírus terá novas mutações e não conseguiremos pará-lo.