"Vacinação vai possibilitar manter a economia funcionando", diz secretário do Desenvolvimento do Ceará

A expectativa é que a imunização auxilie no crescimento econômico

16:24 | Jan. 19, 2021

MAIA JÚNIOR, titular da Sedet. (foto: fotos MAURI MELO/O POVO)

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, comemorou o início da imunização contra o novo coronavírus. "Estamos felizes com o início da vacinação no País e no Ceará. Certamente as medidas como distanciamento social, uso de máscara e protocolos de higiene vão continuar, mas a vacinação vai possibilitar manter a economia funcionando, melhorando a arrecadação e dando ao mercado uma melhoria na perspectiva de emprego. Esperamos devolver aos cearenses a normalidade o mais breve possível”.

A vacina de imunização da Covid-19 chegou na tarde da segunda-feira, 18, ao Estado. “Tem uma importância enorme para o desenvolvimento econômico, pois sabemos que é uma doença sem tratamento e de grande impacto na renda das pessoas, fechamento de postos de trabalho e impacto fiscal também, já que exige mais investimentos na saúde por parte do Estado”, frisou o secretário.

No Estado, mesmo diante da pandemia, teve aumento no número de empresas abertas no ano passado (89.088), que superou o resultado de 2019. Um saldo de 4.136 novas empresas que representa um aumento de 14% em 2020.

E mesmo diante da estimativa de 3 milhões de empregos perdidos no Brasil e alta de postos de trabalho informais, o Ceará conseguiu, em novembro de 2020, expansão de 16.428 postos de trabalho com carteira assinada, no melhor saldo para o Nordeste, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado do ano, apesar da pandemia, de janeiro a novembro foram gerados 16.274 empregos celetistas no Estado, contra 13.564 no ano anterior.