Novo aeroporto de Sobral deve colaborar com o crescimento do município, prevê secretário de Infraestrutura

A obra possui investimento avaliado em R$ 61,804 milhões e deve gerar novas oportunidades, desenvolvimento econômico e infraestrutura para o município

21:41 | Jan. 12, 2021

 EQUIPAMENTO conta com pista de 1,8km de extensão (foto: Divulgação/Governo do Ceará)

Aeroporto Regional de Sobral irá colocar o município em um novo patamar de infraestrutura. É o que prevê Lúcio Gomes, secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará.

Diferente dos outros aeroportos regionais do Estado, como o de Jericoacoara e o de Aracati, o principal foco do novo equipamento de Sobral não é fomentar o turismo da região. “Tem um apelo turístico, mas esse aeroporto visa colocar Sobral num patamar de crescimento de infraestrutura e de preparação para um outro patamar de crescimento, desenvolvimento e geração de oportunidades”, explica Lúcio Gomes.

LEIA TAMBÉM | Rotas da Azul para Aracati e Jericoacoara marcam crescimento de voos regionais

Nesta terça-feira, 12, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Ceará divulgou que a Forteks Engenharia e Serviços Especiais LTDA será responsável pela construção do Terminal de Passageiros do novo empreendimento. A empresa foi a vencedora da segunda licitação necessária para a construção do aeroporto, que corresponde ao terminal.

Atualmente as obras do aeroporto estão na primeira fase, que correspondem à construção da pista e do acesso ao aeródromo. Em seguida, as obras de construção do terminal de passageiros devem começar e a previsão de entrega é para o início de 2022.

Segundo o secretário, o atual aeroporto de Sobral possui extensão de apenas mil metros e consegue comportar pousos voos de pequeno porte, mas com diversas restrições por conta de espaço e da localização, próxima ao centro do município. O novo aeroporto, no entanto, terá as mesmas dimensões do Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar e poderá receber aeronaves de médio porte.

LEIA MAIS | Licitação para o Aeroporto Regional de Sobral tem valor estimado em R$ 61 milhões

Conforme explica Lúcio Gomes, a pasta ainda não especula quantos voos serão realizados no novo equipamento. Segundo o titular da Infraestrutura, o foco da atual gestão governamental é resolver a logística da vacinação contra a Covid-19 no Ceará.

“A nossa confiança é que depois que a vacinação possa abranger uma parcela significativa da população e que a pandemia seja controlada, aí tudo vai ser retomado, as aulas e as oportunidades de negócio também”, avalia.