Golpe utiliza a marca 3 Corações para roubar dados de usuários

A empresa já manifestou não ter relação com a mensagem criminosa

10:40 | Nov. 29, 2020

A cada passo do formulário o consumidor é incentivado com palavras atrativas (foto: Divulgação Kaspersky/Reprodução )

Circula nas redes sociais um golpe envolvendo a marca de café 3 Corações. Usando a Black Friday como atrativo, os usuários são estimulados a preencher um formulário com seus dados pessoais para receber, sem sorteio, uma cafeteira da 3 Corações. Com palavras atrativas como: "Essa cafeteira pode ser sua!", "Respondeu, ganhou!", o link é enviado via Whatsapp. O golpe foi descoberto pela empresa de antivírus Kaspersky.

Fabio Assoline, analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil, disse que não é possível calcular o alcance do golpe. “Não é possível mensurar quantas pessoas já caíram, mas imagino que sejam muitas, pois a mensagem está circulando massivamente, e coloca condições muito simples para o consumidor".

A técnica é chamada de "phishing" e utiliza temas como uma espécie de "isca", para induzir os usuários a disponibilizarem seus dados pessoais e informações financeiras. De acordo com a Kaspersky, o Brasil é o quinto país com maior ocorrência de ações desse tipo.

A empresa 3 Corações colocou um alerta em seu site desvinculando a marca com a mensagem criminosa. "Esta ação não tem qualquer ligação com nosso grupo e trata-se de um golpe.(...) Não acesse links recebidos por Whatsapp sobre essa campanha e não forneça qualquer dado pessoal para pessoas mal intencionadas", alerta. Com informações dos portais Techtudo e Tecmundo.

Durante a Black Friday, as reclamações do Procon aumentaram. Em 2019, a instituição em São Paulo chegou a receber 45% mais informações que em 2018.

 

A mensagem de alerta contra o golpe aparece na tela quando o site da empresa 3 Corações é aberto (Foto: Reprodução/Site 3 Corações)