Estudantes cearenses são destaque em Competição de Empreendedorismo
Educação financeira, saúde bucal, e sustentabilidade são alguns dos temas abordados
14:13 | Out. 21, 2020
O concurso Start SFB teve sua primeira edição em 2020, buscando desenvolver o empreendedorismo em estudantes de colégios públicos e particulares. Contou com 400 inscrições de todo o Brasil. Os resultados saíram essa semana, e quatro equipes cearenses foram vencedoras.
Na categoria do ensino fundamental, os destaques no Estado ficaram com as alunas Maria Cardoso, Eduarda Rabelo e Ana Clara Abondancia, do Colégio Militar de Fortaleza, com um projeto de saúde bucal. Já no ensino médio, o Ceará ocupou duas posições: no segundo lugar, com Maria Analice, Marcus Fernandes e João Mateus, do colégio Educandário Nossa Senhora Dos Remédios, em Paracuru, com o projeto de sustentabilidade; e no terceiro lugar, com Davi Costa, Luiz Arthur e Artur Ximenes, do Farias Brito Pré-Vestibular, em Fortaleza, e o projeto de Educação Financeira.
Maria Analice e sua equipe desenvolveram uma sacola biodegradável, buscando substituir o uso da sacola de plástico. "Nos juntamos e decidimos que queríamos nos unir para desenvolver e, quem sabe um dia, colocar em prática nossa sacola biodegradável. Eu aprendi a me comunicar muito melhor com as pessoas e a acreditar mais em mim, ver que podemos fazer coisas que nem imaginávamos".
Davi Costa, que já possuía um perfil no Instagram sobre educação financeira, decidiu com os amigos transformar a página em uma aplicativo. “Acredito que a coisa mais importante que aprendemos foi, além do aumento na questão do trabalho em equipe, a noção de que não existem limites para se conhecer”, conclui o estudante.
A competição ainda contou com uma premiação por votação popular. As vencedoras foram as estudantes cearenses Maria Bertini, Gabrielle Mitoso e Gabriela Fraga, do colégio Farias Brito Pré-Vestibular, em Fortaleza, com um projeto que cria uma comunidade virtual de profissionais da saúde por meio de um aplicativo.