Atividades turísticas no Ceará são as que mais crescem no Brasil

A média do Ceará de 85% em agosto é ainda superior a do País, que cresceu 19% em agosto

20:06 | Out. 14, 2020

TURISMO é um dos setores econômicos mais afetados pela crise do novo coronavírus (foto: Thais Mesquita)

Dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) revelam que as atividades turísticas no Ceará são as que mais crescem no Brasil. Em agosto, o Estado obteve um incremento positivo de 85% no setor em relação a julho, número que é quase o dobro do crescimento do segundo lugar do ranking, que é a Bahia (48%). As informações foram divulgadas pela Secretaria do Turismo (Setur).

Ainda que o turismo venha crescendo, o setor acumula, em 2020, queda de 44%, devido às consequências da pandemia do novo coronavírus na economia. A média do Ceará nesse quesito é ainda superior a do País, que cresceu 19% em agosto. "Estamos no início da retomada e esse número mostra nossa capacidade e força no setor de turismo. Vamos continuar trabalhando para voltarmos ao patamar que a gente estava antes da pandemia", avalia o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Na lista de estados pesquisados quanto ao incremento da atividade turística, todos apresentaram índice positivo. Goiás (47%), Paraná (28%), Distrito Federal (25%), Minas Gerais (22,9%), Rio Grande do Sul (20%), Santa Catarina (16,3%), Espírito Santo (15,9%), São Paulo (15,8%), Rio de Janeiro (15%) e Pernambuco (12,7%).

Selo de segurança global em viagens

Lançado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTC, na sigla em inglês), o selo de segurança global 'Safe Travels' (destino seguro) foi entregue ao Ceará na última quinta-feira, 8. A Secretaria do Turismo (Setur) recebeu a certificação por ter apresentado protocolos que têm como objetivo garantir a segurança de viajantes, além de impulsionar a retomada do turismo.

"Aguardamos ter todos os protocolos prontos e aprovados para dar entrada no processo junto à WTTC e agora podemos dizer que temos essa certificação mundial e o turista pode estar tranquilo no nosso destino. Esperamos que o visitante também cumpra o que foi estabelecido nos protocolos para mantermos juntos o Ceará como destino seguro", comenta Arialdo.