Companhia Docas vai arrendar terminal de 25,6 mil m² na retroárea do Porto do Mucuripe

De acordo com a administradora do Porto do Mucuripe, espaço estava ocioso e já estava previsto para arrendamento no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ-2019)

18:39 | Ago. 27, 2020

Essa concessão faz parte de um processo de readequação de contas e estrutura da Companhia Docas do Ceará. (foto: FCO FONTENELE)

Um antigo pátio de triagem ferroviária na retroárea do Porto do Mucuripe deve ser arrendada pela Companhia Docas do Ceará (CDC). O espaço tem 25.638 metros quadrados (m²) e é uma área ociosa, por onde passa uma linha férrea da Transnordestina, que já estava prevista para ser arrendada no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ-2019). Para que o processo seja finalizado, devem ser realizadas audiências públicas.

De acordo com a administradora do Porto do Mucuripe, a concessão do espaço para utilização da área deve obedecer ao PDZ, documento este que faz a classificação e delimitação das áreas portuárias. Em caso de outra finalidade para o uso, a diretoria da CDC pode alterar o plano a qualquer momento.

Espaço que a Companhia Docas do Ceará iniciou os estudos para arrendar (Foto: DIVULGAÇÃO)

A presidente da CDC, Mayhara Chaves, essa concessão faz parte de um processo de readequação de contas e estrutura, que foi iniciado com o Cais Pesqueiro (concessão já realizada e em construção de uma empresa de beneficiamento de pescados), e do Terminal de Granel Sólido Vegetal/MUC 01.

"O desembaraço de processos importantes para a receita da CDC, como é o caso das concessões, aponta para a importância de um planejamento estratégico bem estruturado colocado em prática. A diretoria não tem medido esforços para que o Porto de Fortaleza se torne cada vez mais competitivo e contribua com o desenvolvimento socioeconômico de Fortaleza e do Ceará", destaca. O processo de concessão da área será conduzido pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Tranportes Aquaviários (Antaq).