Porto de Fortaleza realiza testes de coronavírus com funcionários e terceirizados

Iniciativa faz parte de mais uma etapa do projeto de testagem de barreira sanitária do Governo do Estado. A testagem é a primeira em portos federais no País

20:50 | Ago. 14, 2020

Cais do Porto de Fortaleza (FCO FONTENELE/O POVO) (foto: FCO FONTENELE)

A partir de segunda-feira, 17, a Companhia Docas do Ceará (CDC) inicia a testagem de coronavírus dos funcionários e trabalhadores terceirizados do Porto de Fortaleza, no Mucuripe. O processo é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-CE), e faz parte de mais uma etapa do projeto de testagem de barreira sanitária do Governo. A testagem é a primeira em portos federais no País.

Serão 250 testes do tipo RT-PCR, 250 testes igG e 300 testes rápidos. Divididas em duas etapas, as testagens para o SARS-CoV-2 acontecerá de 17 a 21 de agosto, das 8h30min às 17 horas, no prédio da sede administrativa do Porto de Fortaleza.

Mayhara Chaves, diretora-presidente da CDC, destaca que a testagem dos trabalhadores é um grande ganho para cada indivíduo e uma segurança a mais no trabalho e junto dos familiares. "Mesmo com todas as medidas adotadas de prevenção à Covid-19, desde o reforço na limpeza de áreas comuns, campanhas de conscientização de higienização das mãos e a proibição de tripulantes de navios estrangeiros em descer ou subir durante o período em que estiver atracado, essa ação será mais um importante marco deste equipamento localizado no Mucuripe. O empenho mostra o quanto este setor é importante para o desenvolvimento socioeconômico do País", complementa.

Paralelamente, todos os colaboradores que já manifestaram interesse em fazer os testes participaram de uma pesquisa online padronizada da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, que também será aproveitada pela Fiocruz.

Testes

Serão aplicados os testes RT-PCR (coleta de secreções nasais por meio de um swab, espécie de cotonete, em que é possível identificar em laboratório o material genético – genoma – do coronavírus) e o igG (uma das cinco classificações de imunoglobulinas e uma das três investigadas com maior frequência em exames. Este anticorpo tem ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções e, no caso da Covid-19, será possível saber se a pessoa já teve contato com o vírus).

Estes dois testes, num total de 500 unidades, serão analisados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com resultado saindo até sete dias úteis. Já os 300 testes rápidos terão resultado divulgado em até meia hora.

O coordenador regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ranielle Ferreira Lima, destaca a importância em promover o enfrentamento ao cenário pandêmico da Covid-19 nos pontos de entrada do Ceará por meio de ações como a que será realizada na próxima semana no Porto de Fortaleza.

"Os portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados existentes no País são considerados estratégicos em função do fluxo de viajantes, da circulação de meios de transporte internacionais e nacionais e do transporte de cargas, tornando-se possíveis áreas críticas para a disseminação de doenças, entre elas a Covid-19", afirma.