Corecon-CE lança edição especial de Boletim do Economista

Economistas produzem artigos com projeções para o futuro da economia durante á pandemia de coronavírus

16:23 | Mai. 14, 2020

"Isso é impacto do raio que caiu em abril. Isso é de impacto lá atrás. Estamos decolando em V", afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o tombo histórico do PIB nacional (foto: Agência Brasil)

O Corecon-CE (Conselho Regional de Economia do Ceará) lançou uma edição especial do Boletim do Economista, focado na crise econômica causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O material é composto pelos seguintes artigos: "Reflexões sobre a economia pós crise", "Crise desnuda desigualdades no Brasil", "Os Limites do Banco Central do Brasil no enfrentamento da crise do Covid-19 ", "Vírus na política monetária?","O impacto de medidas de apoio às micro e pequenas empresas na crise do Covid-19" e "Mercado de Crédito no Ceará: Volume e Inadimplência recorde".

No artigo "Crise desnuda desigualdades no Brasil", escrito pela vice-presidente do Corecon-CE, Silva Maria Parente, ela destaca que: "a crise atinge em cheio o sistema financeiro, pela volatibilidade dos mercados, obrigando os bancos centrais de todo o mundo a injetar liquidez e assegurar que o crédito chegue ao setor produtivo. Além disso, ressalta que a FGV-IBRE estima o desemprego atingindo cerca de 18% da população em 2020.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro também é um dos grandes fatores de preocupação para este ano, visto que pode cair em 4,7%, segundo projeções feitas pelo Ministério da Economia. Em 2019, o crescimento foi de 1,1%, mas houve uma desaceleração em relação a 2017 e 2018, quando aumentou em 1,3%.

Em projeção de economistas exposta no Boletim do Economista, a estimativa é de uma profunda recessão neste ano, com queda do PIB entre 5 a 8%. O artigo também reforça a importância do Governo não medir esforços nos gastos para salvar empresas, empregos e pessoas.

Os artigos presentes no Boletim do Economista foram produzidos dos seguintes economistas: Lauro Chaves Neto, Ricardo Eleutério, Silvana Maria Parente, Henrique Marinho, Alci Porto Júnior e Allisson Dantas.