Governo prorroga prazo para declaração do Imposto de Renda até junho

Data limite era 30 de abril; contribuintes terão mais dois meses para reunir documentação e realizar procedimento

20:06 | Abr. 01, 2020

Declarações devem ser entregues até 30 de abril (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Governo Federal anunciou na tarde desta quarta-feira, 1º, a prorrogação em dois meses do prazo para declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF). Antes com limite em 30 de abril, agora o procedimento poderá ser feito até 30 de junho.

O secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, anunciou a prorrogação em coletiva realizada no Palácio do Planalto. Segundo ele, a medida visa auxiliar pessoas que estão em isolamento social, realizando trabalho remoto, mas cujos documentos necessários para realizar a declaração permanecem na sede da empresa. Ele afirmou, porém, que o ritmo de entrega de declarações neste ano está superior ao do ano passado.

Tostes também anunciou outras medidas para auxiliar no combate aos impactos do coronavírus na economia. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito terá desoneração total por 90 dias, e as contribuições de abril e maio do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da contribuição patronal para a Previdência Social poderão ser pagas de agosto a outubro.

Com informações da Agência Brasil