PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Mauro Filho: Banco Central vai emprestar crédito diretamente às empresas

Segundo o deputado, a equipe econômica do Governo Federal pretende enviar ao Congresso, na quinta-feira, 2, Proposta Emenda Constitucional (PEC) com a sugestão

Samuel Pimentel
19:07 | 31/03/2020
Mauro Filho é deputado federal e secretário licenciado do Governo do Ceará
Mauro Filho é deputado federal e secretário licenciado do Governo do Ceará (Foto: divulgação)

O deputado federal e secretário do Planejamento e Gestão licenciado do Ceará, Mauro Filho (PDT), anunciou com exclusividade ao O POVO, que a equipe econômica do Governo Federal pretende enviar ao Congresso, na quinta-feira, 2, Proposta Emenda Constitucional (PEC) permitindo ao Banco Central (BC) que opere diretamente com empresas. Isso aconteceria por meio de compra de créditos. O deputado acredita que, dessa forma, a concessão de crédito seria mais facilitada e os juros cairiam.

Atualmente, o BC não opera com empresas, somente com bancos. "O Banco Central garantindo que poderá comprar esses créditos é uma segurança extraordinária para os bancos e empresas e veremos a economia brasileira deslanchar muito mais rapidamente do que outros países", revelou ele em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta terça-feira, 31.

"A emenda vai permitir que o Banco Central compre os créditos diretamente dessas empresas, que porventura venham fazer essas operações neste momento. (...) Apesar de o sistema bancário brasileiro estar muito líquido neste momento, os bancos não estão querendo emprestar e as empresas ainda estão receosas em tomar esse crédito para financiar salários", afirmou.

A medida é semelhante ao que foi anunciado pelo banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve - Fed) na semana passada, com um programa ilimitado de crédito de empréstimos para governos, empresas, imóveis e carros, com juro praticamente zerado. A medida, emergencial, visa evitar a explosão de falências nesta crise.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >