Zap Leão: Dúvidas sobre Imposto de Renda poderão ser tiradas pelo WhastApp até 30 de abril

As respostas são enviadas por mensagens de textos ou de voz durante o horário comercial (8h às 17h), e por ordem de entrada no sistema

08:58 | Mar. 26, 2020

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará vai iniciar um plantão tira dúvidas sobre o Imposto de Renda a partir dessa quinta-feira, 26. As demandas serão recebidas pelo WhatsApp até 30 de abril, prazo final para declaração.

Os contribuintes poderão contar com seis especialistas do Conselho Regional de Contabilidade para o atendimento. O serviço, chamado Zap Leão, está disponível no número (85) 98671 2449.

As respostas são enviadas por mensagens de textos ou de voz durante o horário comercial (8h às 17h), e por ordem de entrada no sistema. A ação é promovida por meio da comissão de Normas Técnicas Aplicadas à Legislação Fiscal e Tributária há cinco anos.

Mudanças no Imposto de Renda

Todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 devem declarar o IR. Dentre as mudanças deste ano, destaca-se o fim da dedução de gastos com a previdência de empregados domésticos e a doação de até de 3% do imposto devido a fundos de idosos. Ressalta-se que continuam como opcionais as informações de bens e direitos, como número de matrícula, IPTU e data de aquisição de imóveis, bem como número do Renavam de veículos e aeronaves.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Augusta Barbosa, acrescenta que, para quem tem certificado digital, a declaração pré-preenchida poderá importar diretamente do programa gerador do IRPF. "Outra novidade é a diminuição do número de lotes para restituição de 7 para 5, a antecipação do primeiro lote de restituição para dia 29/05/2020 e a opção de débito automático em conta da Primeira cota, desde que a declaração seja entregue até 11/04/2020", explica.