Topiques de Fortaleza vão fazer corrida por aplicativo a partir de dezembro

As vans terão ar-condicionado e Wi-Fi e vão atender os passageiros de curta distância em determinadas áreas delimitadas por bairro

16:25 | Set. 03, 2019

A cooperativa aguarda a autorização da Prefeitura de Fortaleza para iniciar o projeto piloto com 12 vans (foto: divulgação/Cootraps)

A cooperativa dos transportadores autônomos do Estado do Ceará (Cootraps), permissionária do serviço de transporte complementar em Fortaleza, deverá iniciar operação de transporte sob demanda em dezembro deste ano, por meio de aplicativo, semelhante ao serviço da Uber. Pelo smartphone, o passageiro poderá escolher seu assento na vans (topiques) antecipadamente e embarcar na porta de casa.

As vans terão ar-condicionado e Wi-Fi e vão atender os passageiros de curta distância em determinadas áreas delimitadas por bairro. “Precisamos adequar nossa prestação de serviço aos fortalezenses. Se a cultura e o comportamento de nosso passageiro está mudando, precisamos acompanhá-lo”, afirma o presidente da Cootraps, Célio Rodrigues.

Além do pagamento em dinheiro, o cliente poderá optar pagar a corrida por cartão de crédito e débito, direto pelo aplicativo. A tarifa será calculada de acordo com o percurso desejado. “Transporte sob demanda já é uma realidade em várias cidades do Brasil. Vamos oferecer um serviço mais barato que o da Uber, capaz de conduzir aos seus destinos até 15 pessoas ao mesmo tempo”, informa o gerente de projetos da cooperativa, Pedro Henrique Alcino.

A Cootraps aguarda a autorização da Prefeitura de Fortaleza para iniciar o projeto-piloto com 12 vans a fim de avançar em três regiões da Cidade. O raio da cerca geográfica em que os veículos serão ofertados é de até 4 km.