67,7% dos brasileiros já foram beneficiados pelo FGTS, aponta levantamento

Segundo o Paraná Pesquisas, 75,3% dos brasileiros afirmaram ter conhecimento sobre como funciona o FGTS. Já 24,7% não sabem como o serviço é disponibilizado.

18:14 | Ago. 12, 2019

Conforme a Medida Provisória n° 889, o saque do FGTS pode ser feito a partir de 13 de setembro, retirando até R$ 500 por conta. (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com o levantamento divulgado hoje, 12, pelo Instituto Paraná Pesquisas, 67,7% dos brasileiros já foram beneficiados por saques ou pagamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Já 32,3% afirmaram que nunca tiveram acesso a esse serviço.

Além disso, o Paraná Pesquisas também questionou ao entrevistado se ele sabe o que é ou como funciona o FGTS. Para 75,3% dos brasileiros, eles afirmaram ter conhecimento. Já 24,7% não sabem como o serviço é disponibilizado.

A pesquisa foi feita com 2.082 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas com habitantes de 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 174 municípios brasileiros, entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Direito ao benefício

De acordo com a Medida Provisória n° 889, o saque do FGTS pode ser feito a partir de 13 de setembro. Os trabalhadores poderão retirar até R$ 500 por conta. O benefício ficará disponível entre setembro deste ano a março de 2020.

Conforme informações da Caixa Econômica Federal, o FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No inicio de cada mês, os empregadores depositam, em contas dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem direito ao FGTS. Além dos trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.