Funcionários demitidos da Avianca em Fortaleza reclamam que não receberam direitos trabalhistas

Em nota, empresa agradeceu a "contribuição, dedicação e profissionalismo" dos funcionários

22:47 | Mai. 06, 2019

Companhia está em processo de recuperação judicial(foto: Reprodução/ Avianca Brasil)>

Funcionários demitidos da companhia aérea Avianca em Fortaleza prometem acionar a Justiça nos próximos dias contra as demissões promovidas pelas empresa. Eles reclamam que a companhia negligenciou o pagamento de direitos trabalhistas aos colaboradores. Em nota enviada ao O POVO Online, a companhia aérea apenas agradeceu a “contribuição, dedicação e profissionalismo” daqueles que estão deixando a empresa.

De acordo com uma funcionária demitida da Avianca, desde que a companhia entrou em processo de recuperação, no início do mês passado, há atrasos nos pagamentos dos benefícios e demissões em massa. “Tenho colegas que foram demitidos em março e não receberam guias para saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e nem do seguro-desemprego”, disse. Ela pediu que o nome não fosse divulgado pela reportagem.

“Vemos muito a situação dos passageiros, mas os funcionários também estão sofrendo. Estão sendo demitidos sem receber nada. O último recolhimento do FGTS foi em fevereiro. O de dezembro, janeiro e fevereiro foi feito com atraso. O INSS também está atrasado”, lamentou a ex-funcionária.

Segundo ela, cerca de 30 pessoas foram demitidas desde abril pela companhia. Há ainda aproximadamente 20 funcionários atuando na empresa na Capital cearense. “Estamos fazendo um grupo para ir à Justiça todos juntos”, disse.

A empresa

Em nota, a Avianca informou que está cumprindo as etapas de seu plano de recuperação judicial e, devido à diminuição de sua frota e operação, está em processo de redução do número de funcionários em todo o País. “A empresa agradece a contribuição, dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores que estão deixando a companhia, fundamentais no suporte aos passageiros nos últimos meses. A Avianca Brasil informa ainda que continua trabalhando para minimizar o impacto causado pelos cancelamentos dos voos e para garantir o melhor atendimento aos seus clientes”, conclui o texto.