Fortaleza recebe núcleo de incentivo ao empreendedor

A iniciativa faz parte do projeto Meu Bairro Empreendedor, que é coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE)

15:42 | Mar. 30, 2019

Inauguração do Centro de referência do empreendedor do Bom Jardim.(foto: Júlio Caesar/O POVO)>

O estímulo à prática empreendedora estará mais presente na Capital, que recebeu na tarde desta sexta-feira, 29, o primeiro Centro de Referência do Empreendedor, inaugurado no bairro Bom Jardim. A iniciativa faz parte do projeto Meu Bairro Empreendedor, que é coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).

O objetivo é incentivar a organização de produtos e trabalhadores, além de desburocratizar o processo de formalização. "É uma política para desenvolvermos a economia dentro dos bairros. Está sendo lançado hoje, inicialmente, como projeto piloto no Bom Jardim junto com o Centro de Referência", ressaltou o titular da SDE, Mosiah Torgan.

Mosiah Torgan, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico na inauguração do Centro de referência do empreendedor do Bom Jardim. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

O espaço contou com uma oficina durante a inauguração e começa a funcionar integralmente a partir do dia 8 de abril. O secretário acrescentou que o local contará com salas de aula, ateliê, cursos, parceiros da Prefeitura e da comunidade para prestação de serviços, além de bancos disponibilizando crédito. Serão ofertados ainda atendimentos voltados à intermediação de mão de obra, capacitações, consultorias e mentorias.

Houve oficina de empreendedorismo digital durante a inauguração do Centro de Referência. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

"Nós já temos mais de 490 empresas listadas, empreendimentos e empreendedores da região e estamos buscando o que eles precisam. Aqui será um ponto de apoio para eles", pontuou Torgan.

Glaucia Almeida, de 58 anos, moradora do Conjunto Ceará, contou que é muito grata por participar de iniciativas como esta. "Quanto mais a gente assiste palestra ou faz curso, mais a gente aprende", disse a empreendedora, que integra um grupo que vende artesanato em terminais de ônibus, feiras e faculdades.

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), a ideia é criar um ponto de encontro para o empreendedor em potencial. Além disso, o chefe do Executivo municipal ressaltou que uma nova política de crédito será lançada, subsidiada por bancos públicos e pela Prefeitura. A linha de financiamento será até R$ 5 mil para o incentivo dos negócios na região.

A intenção é "estimular aquele que já tem um pequeno negócio, que é informal, ou aquele que tem uma boa ideia e quer transformar num negócio, mas não tem o dinheiro", pontuou o pedetista. Ele disse que, em maio, um novo Centro de Referência deve ser inaugurado no Grande Mucuripe, atendendo bairros como o Serviluz e Vicente Pinzón.

Prefeito Roberto Cláudio na inauguração do Centro de referência do empreendedor do Bom Jardim. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Segundo Roberto Cláudio, como trata-se de um projeto piloto, os resultados obtidos com a experiência no Bom Jardim serão avaliadas, a fim de fazer possíveis correções para que outros 18 bairros também possam receber a iniciativa. "A ideia é finalizar 2020 com 20 bairros empreendedores, tendo acesso a crédito, capacitação e formalização", concluiu.

Rua do Comércio

Durante o evento, foi assinado a ordem de serviço para as intervenções na rua Maria Julia, batizada como Rua do Comércio. O trecho que fica entre as vias José Martins e Coronel João Correia, receberá urbanização de aproximadamente 415 metros, conforme a Prefeitura de Fortaleza.

O espaço contará com alargamento e construção de novas calçadas, pavimentação, ciclofaixa, bolsões de embarque e desembarque, passagem de pedestre em nível, paisagismo, arborização e iluminação de led.

Além disso, serão incluídas rampas e calçadas acessíveis, além da instalação de piso tátil para cegos. Conforme a Prefeitura, estas intervenções também serão feitas na avenida Oscar Araripe e rua Oscar França. A obra terá duração de cerca de seis meses e o investimento será de R$ 2,5 milhões.