Pesquisa aponta que brasileiros inadimplentes levam mais de um ano para quitar as dívidas
A pesquisa foi realizada com consumidores que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses
21:25 | Mar. 26, 2019
Consumidores que estiveram inadimplentes nos últimos 12 meses levaram uma média de 14 meses para quitar as dívidas responsáveis por negativar o nome. É o que revela o levantamento realizado nas capitais de estados brasileiros pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Considera-se inadimplente aquele que possui alguma parcela ou dívida com atraso superior a 90 dias. Conforme a pesquisa, no momento de quitar as contas, 27% dos consumidores tiveram dificuldade para obter um bom desconto no valor total, outros 24% encontraram obstáculos para negociar prazos e formas de pagamentos, enquanto 19% alegaram não ter obtido renda extra para quitar os compromissos atrasados.
A redução de renda, com 42%, foi apontada como principal motivo que impossibilitou o pagamento das contas. Em seguida vem a perda de controle dos gastos, com 38%, e o surgimento de imprevistos, com 36%.
O levantamento revelou ainda as principais causas que levaram o brasileiro a ficar com nome sujo. 33% apontaram o cartão de crédito como “principal vilão”. Outros 17% indicaram o crediário. Esse percentual sobe para 25% quando analisadas as classes C, D e E. Em seguida vem os gastos com telefone fixo ou celular, com 16%, e por último os empréstimos contraídos, com 12%.