Medo do desemprego volta a crescer no País, diz pesquisa

O Índice de Medo do Desemprego voltou a subir e alcançou 64,8 pontos em dezembro, valor 3,6 pontos maior que o de setembro

12:21 | Jan. 06, 2017

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira, 6, que apontou que os brasileiros continuam  preocupados com a possibilidade de perder o emprego,  O Índice de Medo do Desemprego voltou a subir e alcançou 64,8 pontos em dezembro, valor 3,6 pontos maior que o de setembro. Com isso, o indicador fechou o ano muito acima da média histórica de 48,4 pontos.

"O índice de dezembro é um dos mais elevados desde 1996, quando a pesquisa começou a ser feita", observa o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Em junho de 2016, o indicador alcançou 67,9 pontos. Fonseca destaca que com a melhora da confiança dos consumidores e dos empresários verificada em meados do ano passado, o medo do desemprego recuou em setembro. "Mas rapidamente a realidade se impôs, e o indicador voltou a crescer em dezembro, porque a recessão continua, o desemprego está aumentando e a inflação permanece alta", afirma o economista.    

Conforme a pesquisa, o medo do desemprego é maior na região Nordeste, onde o indicador subiu para 70 pontos em dezembro, valor 11,3 pontos acima do verificado no mesmo mês de 2015. No Sul, o medo do desemprego diminuiu de 63,2 pontos em dezembro de 2015 para 57,8 pontos em dezembro de 2016, e é o menor entre as regiões do país. 
 
Redação O POVO Online