Oi planeja ampliar investimento no Ceará e melhorar qualidade de serviço
A operadora que é líder de mercado no estado vai aumentar a cobertura 4g para mais três municípios
08:55 | Nov. 25, 2016

[FOTO1]A companhia de serviços de telecomunicações Oi amplia os investimentos no Ceará para atrair novos clientes e se consolidar como líder de mercado no Estado. Atualmente, a empresa é a líder em telefonia fixa e móvel, em barda larga é a segunda. O estado do Ceará juntamente com Pernambuco são os principais mercados da Oi no Nordeste, sendo assim, a empresa tem investido de forma massiva para consolidar sua força na região. Segundo o diretor de varejo, Bernardo Winik, a companhia está aumentando seu sinal de cobertura em todo o estado e ampliando o alcance do 4g para mais cidades da região.
De acordo com os dados divulgados por Bernardo, a companhia possui no Ceará 430 mil clientes de telefonia fixa e 3,6 milhões em telefonia móvel. Nos três primeiros trimestres do ano, de janeiro a setembro, a Oi investiu mais de R$ 78 milhões no Ceará. O mercado de internet banda larga era liderado pela companhia até 2013, hoje em segundo lugar, o objetivo é voltar a liderar o mercado também nesse segmento. O Oi velox, a internet banda larga da operadora, conta hoje com 160 mil clientes no estado. Para isso a estratégia adotada é aumentar mais ainda a velocidade de internet oferecida aos clientes, pacotes de 35 a 40 megabytes já estão sendo ofertados, segundo o diretor de varejo.
A importância de ampliar o sinal para o uso de dados de internet tem sido uma grande preocupação da operadora, segundo Bernardo. Hoje, 53% da receita total da telefonia móvel provêm do uso de dados 3g e 4g e a cada ano tem aumentado em 20% o uso da internet em aparelhos móveis. ‘’Sabendo da necessidade em ampliar os serviços de dados da telefonia móvel, a Oi já possui cobertura 4g em quatro cidades cearenses: Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maranguape e Maracanaú. E a partir de 31 de dezembro, essa cobertura será estendida às cidades de Itapipoca, Sobral e Crato’’, ressaltou o diretor de varejo.
A operadora ainda não possui 100% de cobertura em todo o estado, por exemplo, em algumas cidades mais afastadas da região metropolitana. Porém, de acordo com Bernardo, a empresa visa ampliar sua cobertura, mas centra em melhorar os serviços nas áreas onde já atua com qualidade de sinal. ‘’ O investimento de novas redes é necessário, estamos trabalhando por isso. Porém, antes disso queremos focar em melhorar nossa cobertura e serviços nas regiões onde a operadora já atua. O importante é melhorar onde já estamos para depois ampliar nosso alcance’’, pontuou.
A TV por assinatura ainda não é um destaque da empresa, mas segundo o diretor de varejo, a Oi TV, assim chamada a TV por assinatura da companhia, deve crescer bastante nos próximos meses com o investimento realizado. No estado do Ceará, o produto ainda não figura entre as três primeiras do mercado. ‘’A nossa TV por assinatura ainda não chega a dominar o mercado, pois quando chegamos em 2011 já havia outras marcas com mais tempo. Porém, no ano de 2013 foi instalado um novo satélite que proporciona aos nossos clientes canais em alta definição, canais estes que já oferecemos nos pacotes de entrada, os mais básicos’’, disse Bernardo. Ainda segundo ele, diferente das operadoras da concorrência, a Oi TV conseguiu 92% de seus clientes graças aos pacotes de combo, e não em uma assinatura avulsa.
Ofertas
Na tentativa de conquistar uma adesão maior de clientes no período de fim de ano, a empresa lança Oi total que é um combo de telefonia fixa e móvel ilimitada, internet banda larga de 15 megabytes e TV por assinatura com canais em alta definição. O pacote tem preços iniciais a partir de R$ 219. O plano que já vale desde abril deste ano terá uma oferta no período de fim de ano. No estado do Ceará, a companhia conta com 22 mil clientes aderindo ao plano.
Para telefonia móvel, a operadora tem trabalhado com planos pós e pré-pagos. Oi livre, Oi controle e Oi mais são os principais planos da operadora atualmente, que de acordo com Bernardo, oferecem ampla liberdade ao consumidor para escolher o pacote que mais se adapta às suas necessidades. ‘’Apesar do advento dos aplicativos de mensagem e ligação, nós ainda possuímos um número muito grande de clientes que buscam os pacotes de voz e esse número só aumente. Desta forma, procuramos sempre trabalhar por um serviço melhor para essas pessoas’’, concluiu ele.
Redação O Povo Online