Preços das importações dos EUA sobem 0,2% em março ante fevereiro

09:50 | Abr. 12, 2016

Os preços dos produtos importados pelos EUA subiram em março pela primeira vez em nove meses, segundo o Departamento do Trabalho norte-americano, numa indicação de que a recuperação recente do petróleo está gradualmente ampliando as pressões inflacionárias no país. Na comparação com fevereiro, os preços avançaram 0,2% no mês passado. O acréscimo, no entanto, ficou aquém da expectativa de economistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam ganho de 0,9%.

O dado mensal de fevereiro foi revisado para baixo, de queda originalmente estimada em 0,3% para declínio de 0,4%.

Ainda que tenha vindo abaixo do esperado, o aumento nos preços das importações em março foi o primeiro desde junho do ano passado e o mais forte desde maio último.

De qualquer maneira, os preços continuam baixos, do ponto de vista histórico. Ao longo do último ano, os custos dos importados caíram 6,2%.

O avanço de março refletiu principalmente a recuperação do petróleo. Os preços do petróleo importado saltaram 6,5% ante fevereiro. Os custos de outras importações, por sua vez, caíram 0,2% na comparação mensal e tiveram queda de 2,7% no confronto anual.

Excluindo-se as categorias de petróleo e alimentos, que são voláteis, os preços das importações tiveram leve baixa de 0,1% em março ante o mês anterior e caíram 2,3% na comparação anual.

Os preços de exportações dos EUA, por sua vez, ficaram estáveis em março, após caírem 0,5% em fevereiro. Ante igual mês do ano passado, os preços de produtos exportados recuaram 6,1%. Fonte: Dow Jones Newswires.