Vendas a prazo têm queda de 2,03% em março ante março de 2014. diz SPC/CNDL
De acordo com o SPC, o resultado sobre fevereiro não pode ser considerado positivo por conta do efeito calendário. Março teve 22 dias úteis, contra 18 em fevereiro, que foi impactado pelo feriado do carnaval. Em relação ao desempenho das vendas a prazo este ano, a economista-chefe da entidade, Marcela Kawauti, afirma que o principal motivo da queda é o atual cenário econômico brasileiro, que apresenta menor crescimento da massa salarial, alta dos juros, redução de emprego e, principalmente, inflação elevada.
A soma desses fatores gera encarecimento das parcelas e corrosão do poder de compra, diz Marcela. "O ideal para este ano é pagar à vista fazendo reservas financeiras", orienta. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, o custo para compras a prazo está alto, o que dificulta a melhora no cenário para o varejo. "O apetite do consumidor para contrair novas dívidas está em desaceleração, uma vez que seus gastos e pendências já atingiram o limite do comprometimento da renda familiar", afirma.