PUBLICIDADE
Notícias

Intenção de Consumo registra menor nível da série histórica

A Perspectiva Profissional é o único item que não sofreu redução histórica, embora tenha sofrido queda de 3,7%

09:38 | 20/03/2015
Pelo segundo mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em janeiro de 2010. O índice registrou quedas de 6,1% na comparação com o mês passado e de 11,9% em relação a março de 2014.
 
Seis dos sete quesitos pesquisados estão nos menores valores (Emprego Atual, Renda Atual, Compra a Prazo, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis). O único item que não atingiu a mínima histórica refere-se à Perspectiva Profissional, embora também tenha apresentado recuo de 3,7% em relação ao mês anterior e de 6,3% em relação a março do ano passado. Na comparação mensal, o Nível de Consumo Atual registrou queda de 10,8% e Momento Para Duráveis recuou 7,8% no período. Os dois itens pesquisados estão, agora, abaixo da zona de indiferença, atingindo, respectivamente 86,4 e 92,1 pontos.
 
O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 5,7% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram queda ainda maior, de 7,8%. No mesmo período, a retração mais expressiva ocorreu na região Sudeste, de 7,8%, e a menos desfavorável foi registrada no Nordeste, com queda de 3,4%.
Redação O POVO Online
TAGS