PUBLICIDADE
Notícias

Há desafio 'muito grande' para ampliar arrecadação este ano, diz Rachid

12:20 | 25/03/2015
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou nesta quarta-feira, 25, que há um desafio "muito grande" para ampliar a arrecadação neste ano. Em rápida entrevista concedida à reportagem após deixar reunião com parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Rachid afirmou que há "preocupação" do Fisco com isso.

"O desafio para arrecadação deste ano é muito grande. O resultado de fevereiro apontou que nós conseguimos atingir um resultado próximo ao do mesmo mês do ano passado por fruto de uma arrecadação extraordinária de R$ 4,6 bilhões. Se retirar essa arrecadação, nosso esforço vai ser maior. Então estamos preocupados", disse Rachid. Ele fez referência a uma operação de transferência de ativos entre empresas do setor privado que resultou numa arrecadação extraordinária de R$ 4,6 bilhões em IR, CSLL e PIS/Cofins no mês de fevereiro.

Diante desse quadro de preocupação, Rachid defendeu a atuação da equipe econômica. "Estamos preocupados, mas de todo modo estamos adotando diversas medidas para recuperação da arrecadação, inclusive com medidas legislativas que estão em discussão nessa Casa".

Questionado sobre a participação da Receita Federal nas negociações com o Congresso Nacional, Rachid afirmou que o trabalho do Fisco junto aos parlamentares é o de ampliar a transparência nas negociações entre as partes. "Temos que atuar com transparência, insistir no debate. Mostrando nossas preocupações e ouvindo também a posição dos parlamentares. Essa é a nossa atividade", afirmou.

Rachid já comandou a Receita Federal, entre 2003 e meados de 2008. Voltou ao cargo em janeiro deste ano após convite do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

TAGS