PUBLICIDADE
Notícias

Besi prevê alta de 4% dos preços administrados em março

14:30 | 20/03/2015
Após subirem 2,90% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), divulgado nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços administrados devem intensificar a alta e fechar o mês com elevação de 4,0%. A projeção é do economista-sênior do Besi Brasil, Flávio Serrano.

"A gente espera uma aceleração no fechamento do mês, com intensificação do preço de energia elétrica, com alta perto de 26% em março, o que vai ter um impacto importantíssimo na dinâmica do IPCA", disse. A projeção do Besi é que o índice oficial de inflação encerre este mês com alta de 1,40%.

No entanto, já em abril, os preços controlados devem desacelerar para alta de 1%, aliviando o IPCA, que deve fechar o quarto mês do ano com taxa positiva de 0,60%. Abril marca o início de um período de arrefecimento na alta de preços. "Nós esperamos que a trajetória seja de desaceleração intensa até agosto", diz Serrano, projetando que o IPCA seja de cerca de 0,45% em maio, e chegue à casa dos 0,30% nos meses de junho, julho e agosto.

Mesmo com a desaceleração importante na inflação até o meio do ano, em 2015 o IPCA deve ficar entre 7,5% e 8,0%. "Este número, de 8%, não é bom porque chama a atenção, deteriora o poder de compra dos consumidores. Mas este é um ano atípico," pondera Serrano.

Para o economista-sênior do Besi Brasil, apesar de a alta mais intensa já ser esperada para este ano, em 2016 o IPCA deve retornar para níveis abaixo do teto da meta, de 6,5%. A projeção dele é que a inflação oficial recue para 5,8% no fim do ano que vem.

TAGS