PUBLICIDADE
Notícias

BCE iniciou plano de QE com compras de � 9,8 bilhões em bônus, diz Coeuré

07:25 | 12/03/2015
O Banco Central Europeu (BCE) comprou 9,8 bilhões de euros (US$ 10,33 bilhões) em bônus, com vencimento médio de nove anos, nos primeiros três dias de seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês), iniciado na segunda-feira, informou hoje Benoît Coeuré, integrante do conselho executivo do BCE.

O BCE planeja comprar cerca de 60 bilhões de euros por mês em ativos - principalmente, bônus soberanos - entre março deste ano e setembro de 2016, com o objetivo de chegar a um total de 1,1 trilhão de euros.

"Faremos isso de forma previsível e regular", disse Coeuré, durante conferência em Paris. "Estamos na trajetória para atingir a meta em março", acrescentou.

Coeuré também comentou que a recente volatilidade nos mercados de câmbio - em especial a queda do euro ante o dólar -, se deve ao fato de os investidores estarem aprendendo sobre o funcionamento do programa do BCE e é também consequência da divergência entre as políticas monetárias da Europa e dos EUA. Mas o impacto cambial, previu ele, será transitório.

Coeuré afirmou ainda que a recuperação econômica da zona do euro está ganhando força, mas alertou que os países da região não devem interromper o processo de reformas estruturais, de forma a garantir crescimento no longo prazo.

"Sabemos que a recuperação está em fase de aceleração. Mas a função de um administrador de banco central é ser pessimista, cauteloso, porque isso é cíclico e a causa é o preço do petróleo", disse Coeuré. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS