PUBLICIDADE
Notícias

Ações do BCE estão amortecendo crise em países da zona do euro, diz Draghi

08:30 | 18/03/2015
O programa de compra de ativos do Banco Central Europeu (BCE) tem amortecido a crise em países da zona do euro, afirmou nesta quarta-feira o presidente da instituição financeira, Mario Draghi, antes de discurso de inauguração da sede do BCE em Frankfurt, centro financeiro da Alemanha.

Do lado de fora do evento, manifestantes protestam contra as políticas de austeridade do bloco e, em resposta, Draghi disse que movimentos de "isolamento e nacionalização" não vão resolver os problemas da Europa.

"A unidade europeia está se desgastando. As pessoas estão passando por temos muito difíceis", disse. "E o BCE tem sido o foco central daqueles que estão frustrados com a situação", acrescentou.

O programa do BCE prevê um volume mensal de compras de ativos em torno de 60 bilhões de euros, incluindo bônus soberanos e outros tipos de papéis. A intenção é estimular a economia e acelerar a inflação. Em fevereiro deste ano, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) harmonizado da região caiu 0,3% ante igual mês do ano passado. A meta de inflação do BCE é de taxa ligeiramente inferior a 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS