PUBLICIDADE
Notícias

62% das mulheres dizem ter vida financeira organizada, diz SPC

Apenas 13% das mulheres entrevistadas disseram não fazer nenhum tipo de controle das despesas. Viajar para o exterior é o primeiro sonho de consumo entre homens e mulheres

11:07 | 05/03/2015
Três em cada cinco mulheres afirmaram ter uma vida financeira organizada. É o que revela a Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz . Os homens tem comportamento parecido,  64% afirmaram também ter a vida financeira organizada.

"Aquele clichê da mulher impulsiva diante das vitrines cai por terra diante desta pesquisa. A ponderação antes das compras é tão presente nas mulheres quanto nos homens", diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

O controle nos gastos têm sido uma prática de ambos os gêneros. Apenas 13% das mulheres disseram não fazer nenhum tipo de controle das despesas. Já o percentual de homens que não fazem o controle é menor, de 9%. A diferença entre os gêneros fica presente na forma de controlar os gastos. De acordo com a pesquisa, 26% das mulheres entrevistadas afirmaram usar cadernos de anotações e agendas (contra 19% entre homens). Por outro lado, os homens são os que mais preferem usar a planilha de computador para registrar as despesas: 35% contra 29% entre as mulheres.

Sonhos de consumo

A pesquisa revelou que os sonhos de consumo também são comuns aos gêneros. Em primeiro lugar está viajar para o exterior; depois, viajar dentro do Brasil e só, então, comprar um carro.

"A diferença é que 43% dos homens já realizaram pelo menos um sonho de consumo, enquanto que, entre as mulheres, apenas 18% puderam realizar seu sonho", afirma Marcela.

Mais da metade das mulheres (55%) afirma fazer controle do próprio orçamento e diz que só realiza algum sonho de consumo se não tiver que comprometer as finanças, mas poucas têm o hábito de fazer reservas financeiras com essa finalidade. "Tanto eles quanto elas não costumam fazer reservas financeiras para realizar seus sonhos de consumo. É o que dizem 73% das mulheres e 74% dos homens", diz Marcela.

Entre os que não acreditam que poderão realizar seu sonho de consumo, o motivo mais citado foi o valor do produto, considerado um impedimento para 95% das mulheres e 69% dos homens.

Comando financeiro da casa

Em ãlguns casos as mulheres comandam sozinhas o orçamento da casa. Em 40% dos casos em que há apenas um tomador de decisão dentro da casa, esse tomador é a mulher. No  caso dos homens esse percentual sobe para 62%.

A pesquisa também revela que  68% das mulheres que têm filhos de relacionamentos passados não recebem ajuda financeira do pai.
Redação O POVO Online
TAGS