PUBLICIDADE
Notícias

Roberto Rodrigues anuncia saída da presidência de conselho da Unica

14:00 | 02/02/2015
O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues confirmou nesta segunda-feira, 02, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que deixará a presidência do Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), sete meses após assumir o cargo. A decisão já foi comunicada ao conselho da entidade, será ratificada na assembleia dos associados amanhã e o último evento oficial de Rodrigues será uma reunião do setor com o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã desta terça-feira.

Para Rodrigues, duas razões o levaram a deixar o conselho da Unica. A primeira é o fato de a entidade ter uma estrutura pequena, apesar da relevância para o setor produtivo de etanol e açúcar, e de não haver a necessidade de ter dois presidentes. Além dele, a Unica tem a ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Elizabeth Farina, como presidente executiva. "A entidade comporta apenas um presidente, a Beth Farina faz muito bem esse papel e está muito bem relacionada com o governo", disse.

Outro motivo citado pelo ex-ministro para deixar a Unica foi o fato de ele ter cumprido duas missões traçadas ao assumir o cargo: resgatar a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e ainda o aumento da mistura do etanol anidro ao combustível de petróleo. Desde ontem, o governo passou a cobrar R$ 0,22 sobre a gasolina (valor dividido entre Cide e PIS/Cofins) e a presidente Dilma Rousseff deve autorizar o aumento de 25% para 27% na mistura à gasolina C a partir de 16 de fevereiro.

"Era o que precisava, mas acho que o mais importante é que ficamos quatro ou cinco anos sem acesso ao governo, com um trabalho bem feito apenas no nível técnico. Mas no dia seguinte após assumir o cargo, o ministro (da Casa Civil) Aloizio Mercadante nos chamou para conversar e o setor conseguiu reabrir canal com o governo para discutir papel da agroenergia na matriz energética", disse Rodrigues.

O ex-ministro disse, ainda, que contribuirá para o setor como coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GVAgro). O substituto dele na presidência do conselho deliberativo da Unica deve ser um representante das usinas a ser escolhido nas próximas reuniões do grupo que comanda a entidade.

TAGS