PUBLICIDADE
Notícias

Inflação da zona do euro cai 0,6% em janeiro ante mesmo mês de 2014

08:40 | 24/02/2015
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,6% em janeiro ante igual mês do ano passado, registrando o maior recuo desde julho de 2009, segundo dados divulgado hoje pela Eurostat - a agência de estatísticas da União Europeia -, que confirmam números preliminares. Ante dezembro, o CPI do bloco teve baixa de 1,6% em janeiro. Ambas as variações vieram em linha com as previsões de analistas consultados pela Dow Jones Newswires.

Em toda a UE, formada por 28 países, o CPI teve queda anual de 0,5% em janeiro, a maior registrada na série histórica, iniciada em 1997. O resultado amplia as chances de a região entrar em deflação.

Em janeiro, 23 países da UE mostraram declínio anual nos preços ao consumidor, ante 16 nações em dezembro e apenas quatro em novembro.

Nos últimos meses, tanto a inflação da UE quanto a da zona do euro tem sido muito influenciada pela queda nos custos de energia, em meio à tendência de desvalorização do petróleo.

Apenas o núcleo do CPI da zona do euro, que exclui os preços de energia e de alimentos, subiu 0,6% em janeiro ante o mesmo mês de 2014, mas caiu 1,9% em comparação a dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS